O boné é o mais clássico e popular dos acessórios masculinos. Trata-se de um item que, além de ser versátil e fácil de usar, une o útil ao agradável: protege o rosto e os olhos do sol, esconde o cabelo nos dias em que você não consegue arrumá-lo e, ainda, traz um toque de estilo a qualquer visual.

Mas você sabe como usar boné com estilo? Afinal, assim como qualquer roupa, esse acessório também é um item de moda e precisa contribuir positivamente para a construção de sua imagem — o que significa que ele deve ser usado de forma coerente com sua personalidade e de acordo com cada ocasião.

Portanto, se você gosta desse item, mas ainda tem muitas dúvidas sobre como utilizá-lo, não deixe de ler este post!

Como surgiu o boné?

O boné começou a ser utilizado pelos jogadores de beisebol, no século XIX, nos Estados Unidos. A função do acessório era, basicamente, proteger os olhos e o rosto dos raios solares. Com o tempo, ele também passou a ser usado por atletas de outros esportes — como surf, tênis, golfe e skate.

A partir daí, o uso do boné foi sendo incorporado por jovens de todas as tribos, que viam na peça uma forma de transmitir estilo, personalidade e rebeldia. O boné, então, transformou-se em um dos maiores símbolos do street style e tornou-se, aos poucos, o acessório mais popular e democrático do guarda-roupa masculino.

Como usar boné com estilo?

Agora que você já sabe um pouco sobre a origem do boné e como ele se tornou um dos principais itens do street style, conheça alguns modelos e descubra como usar cada um deles com muito estilo:

Aba reta

boné de aba reta é estiloso e cheio de personalidade. Muito popularizado no visual de skatistas e rappers, acabou sendo incorporado à moda da rua por pessoas de diferentes tribos e estilos de vida. Esse modelo apresenta uma pegada mais rebelde e descolada, o que o torna ideal para finalizar produções casuais e urbanas.

O boné de aba reta pode ser combinado com vários tipos de roupa, desde as mais descontraídas — como bermudas, tênis e camisetas oversized — até os looks mais sérios, como camisas de botão, jaquetas de couro e, até mesmo, blazers ou peças de alfaiataria. O acessório quebra a seriedade e adiciona um toque de informalidade.

Aba curva

O boné de aba curva é a versão mais tradicional e popular da peça. O formato curvo é ideal para proteger o rosto e os olhos dos raios solares — por isso, tal modelo é o mais utilizado em práticas esportivas.

Trata-se de um ótimo acessório para ir à praia, ao clube ou a ocasiões mais relax e informais, por exemplo. Você pode combiná-lo a diversos tipos de roupa, basta ficar atento à adequação das cores e estampas.

Alguns modelos têm um ajuste, geralmente de plástico ou metal, na parte de trás. Mas existem peças sem essa opção e com a aba mais curta, o que quebra um pouco a pegada esportiva do boné.

Militar

Esse modelo tem a aparência um pouco diferente dos demais. No boné militar, a aba é bem mais curta do que em outras peças, a modelagem é mais achatada e o topo apresenta o formato de um círculo.

Tal item não tem uma pegada tão esportiva, pois traz um ar casual e, ao mesmo tempo, mais sóbrio para a produção. Trata-se de um modelo que funciona muito bem nos dias frios e, por ter um ar mais neutro, pode ser usado tanto em looks descontraídos quanto nos mais sérios.

Coloridos e estampados

Além de existirem diversos modelos de boné, cada um deles apresenta uma grande variedade de cores e estampas — que podem estar na peça inteira, apenas na aba ou só no topo. E não se preocupe: é muito fácil combinar essas peças em suas produções.

Se você quer que o boné seja o protagonista de seu visual, combine-o com roupas em tons neutros. Esse é um jeito prático e simples de adicionar estilo a um look mais básico, especialmente no dia a dia e em ocasiões informais.

Você também pode usar uma camisa ou calça da mesma cor de algum detalhe da estampa do boné. Assim, é possível manter a harmonia da produção.

Monocromático

O boné monocromático funciona como um curinga no guarda-roupa masculino, afinal o item vai bem com diversas combinações de roupas. Você pode, por exemplo, escolher peças neutras e combiná-las com um boné em uma cor viva, fazendo um contraste e chamando a atenção para o acessório.

Outra opção é escolher um boné em tom neutro, como preto, branco ou cinza, para combinar com roupas estampadas e chamativas, equilibrando o visual. Você também pode usar um boné na mesma cor de uma das peças ou de algum detalhe da estampa.

Como usar esse acessório sem prejudicar o cabelo?

Muita gente acredita que usar boné provoca calvície. Mas não é bem assim: apenas o uso incorreto do acessório pode prejudicar o couro cabeludo ou os fios de cabelo. Por isso, se você usa bonés com frequência, basta tomar alguns cuidados e seguir nossas dicas.

O primeiro deles é escolher o tamanho certo dos acessórios. Usar o boné muito apertado, a ponto de puxar os fios, pode provocar a temida queda de cabelo — além de causar incômodos e dores de cabeça.

Outra dica: se você usa boné todos os dias, tire-o de vez em quando. É importante não ficar com o item por longas horas sem interrupção, pois o couro cabeludo precisa “respirar”.

Além disso, nunca coloque o boné com o cabelo molhado ou úmido. Tal prática também abafa a região e aumenta a proliferação de fungos e bactérias, além de provocar a queda dos fios e o mau cheiro.

O boné nasceu no meio esportivo e foi parar no street style, tornando-se o acessório mais popular e presente no guarda-roupa dos homens — independentemente de idade, personalidade ou estilo de vida. Agora que já sabemos como usar boné com estilo e sem prejudicar a saúde dos cabelos, é só escolher os modelos que mais têm a ver com você!

Quer conhecer os bonés incríveis da Baboon? Visite nosso site veja os modelos disponíveis! Se ficar com alguma dúvida, basta entrar em contato com a gente.

Escreva um comentário

Share This