Mesmo para quem tem o costume de frequentar barbearias, é importante saber como cuidar da barba em casa e colocar esses conhecimentos em prática. Afinal, para manter uma barba com aparência bonita e saudável, os cuidados precisam se tornar rotineiros — e uma barba desleixada e mal cuidada pode prejudicar muito a sua imagem.

Existem muitos produtos que auxiliam nesse cuidado, além de alguns hábitos que você pode incorporar no seu dia a dia para conquistar e manter um resultado de barbearia pelo máximo de tempo possível. Quer saber mais? Continue lendo este texto e descubra!

Limpe a barba frequentemente

Barbas acumulam muita sujeira, resíduos de alimentos, poeira e células mortas. Além disso, a pele dessa região costuma ser muito oleosa. Portanto, se você não tem o costume de higienizar a sua barba, podem surgir alguns problemas como caspa, foliculite, coceira e mau cheiro — além de um visual feio e desleixado.

E não pense que só aquela água que cai na hora do banho resolve o problema. Essa região demanda cuidados específicos, ou seja, precisa ser lavada todos os dias, de preferência com shampoos próprios para os pelos faciais. Isso é essencial para cultivar uma barba limpa, cheirosa e com a higiene em dia, pra ninguém botar defeito!

Invista em produtos de qualidade para cuidar da barba

Os pelos da barba são naturalmente mais grossos e ressecados. Além disso, danificam-se facilmente por ficarem muito expostos ao sol e à poluição, por exemplo. Portanto, barbas precisam de produtos que ajudem a reduzir esses estragos — o que significa que não é uma boa ideia usar qualquer sabonete para lavá-la ou para se barbear.

Para conseguir uma barba bonita, hidratada, macia e com um aspecto saudável, invista em produtos específicos e de qualidade. Existem diversos artigos no mercado com as mais variadas funções, como óleos nutritivos, loções pós-barba e ceras modeladoras.

Um creme de barbear de qualidade, por exemplo, evita vários problemas como irritações, ressecamento e ferimentos na pele. Além disso, faz com que a lâmina deslize com muito mais suavidade e facilita a tarefa de se barbear.

Apare a barba periodicamente

Mesmo que você queira deixar a sua barba crescer, é importante apará-la com frequência, de acordo com a velocidade de crescimento do seu pelo. Afinal, com o tempo, a barba vai perdendo a forma e ficando com um aspecto feio e desleixado.

Por isso, de tempos em tempos, vá a uma barbearia. Mesmo que você não seja adepto da barba desenhada, é importante manter os contornos e deixar bem delimitados os limites onde ela começa e termina. A partir daí, é só você fazer a manutenção.

Apare os pelos, mantendo o comprimento de toda a barba o mais uniforme possível. Elimine os fios que nascem espetados ou sobrando nas laterais. Além disso, use a lâmina para limpar as regiões que você quer manter lisas. E não se esqueça do bigode: corte as pontinhas com uma tesoura, para que elas não ultrapassem a linha do lábio.

Penteie a sua barba

Mais uma dica simples e eficaz de como cuidar da barba: penteie os fios regularmente. Isso mesmo! Pentear a barba, além deixar os fios mais alinhados e organizados, ajuda a modelá-la do jeito que você quer.

O hábito de pentear também ajuda a remover a sujeira acumulada, os fios soltos e as células mortas; e espalha a oleosidade natural, proporcionando um aspecto menos ressecado.

Evite coçá-la

A coceira na barba é muito comum, principalmente no início do crescimento dos pelos. Ela também pode ser causada por um ressecamento da pele, acúmulo de sujeira ou caspa, por exemplo, o que significa que você deve aumentar seus cuidados com os fios.

O fato é: ceder à tentação de coçar vai irritar a pele ainda mais, o que vai gerar mais coceira e se tornar um ciclo vicioso bem incômodo.

Agora que você já aprendeu as nossas dicas de como cuidar da barba, já sabe quais hábitos devem ser cultivados e qual é a importância de investir em produtos de qualidade, é só você dedicar algum tempinho por dia para conquistar uma barba saudável e com um visual imponente.

Se você gostou deste texto, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Escreva um comentário

Share This