Viajar para os destinos dos sonhos é o objetivo de vida de muita gente, afinal, as experiências que ganhamos em cada uma dessas aventuras vale mais que acumular bens materiais.

Mas para que sua viagem lhe proporcione bons momentos e não dores de cabeça, é bacana fazer um planejamento com antecedência e garantir que o checklist esteja completo. Assim, na hora do embarque, sua única preocupação será relaxar.

Quer saber como fazer um bom planejamento de viagem? Então dá uma olhada nesse post. Ele pode te ajudar — e muito — a fazer as melhores escolhas!

Faça uma lista dos destinos desejados

Muitas pessoas têm uma lista de lugares que gostaria de conhecer, mas nem sempre é possível visitá-los, seja por falta de tempo ou planejamento financeiro. Então, se surgir a oportunidade de fazer uma viagem e o destino dos sonhos não for uma opção, tenha uma lista alternativa.

Para fazer essa lista de destinos mais completa, aponte as coisas que não podem faltar em sua viagem, afinal, você não vai querer passar dias em um lugar que não tem nada a ver seu perfil, não é?

Pense sobre o clima perfeito, as atividades que gostaria de realizar e os lugares que gostaria de conhecer. Esse já é um ótimo primeiro passo para encontrar um bom destino.

Pesquise sobre o destino escolhido

Pronto! O destino já foi escolhido e agora é só comprar as passagens, certo? Errado! Depois de definir qual será o lugar onde você vai passar dias relaxando — ou curtindo — é hora de fazer uma boa pesquisa sobre ele.

A cidade costuma ter muito trânsito? Sua internet funciona normalmente lá? Existe alguma regra especial que você precisa seguir? Há alguma região onde é preciso ter mais cuidado?

Pode acreditar, se abastecer com o máximo de informações sobre o destino pode te ajudar muito. Ninguém espera que as coisas deem errado, mas, diante de qualquer problema, será mais fácil resolver.

Liste o que não pode deixar de fazer

Você pode ter um espírito aventureiro e preferir descobrir as novidades do seu destino assim que colocar os pés nele, mas isso pode fazer com que perca muitas oportunidades. Se você não é tão aventureiro assim, viajar às cegas será pior ainda.

Faça uma lista de praias, restaurantes, lojas, museus e endereços que você gostaria de visitar. Pense nos passeios, parques, feiras, compras e tudo o que vai ocupar seu tempo durante esses dias.

Não esqueça de consultar a distância desses lugares do local onde você está hospedado e pense também em como você chegará até lá. Consulte o valor do táxi ou transporte público e sempre busque por alternativas, caso precise.

Compre as passagens com antecedência

Tudo bem, essa não é nenhuma regra indispensável, afinal, comprar passagens perto da data em que se quer viajar não é sinônimo de problemas. Mesmo assim, essa antecedência pode trazer algumas vantagens como:

  • pagar por elas antes e estar livre dessa despesa no dia da viagem;

  • poder mudar datas e horários em cima da hora;

  • cancelar as passagens.

Se você vai viajar na baixa temporada, é bacana adquirir suas passagens com 40 dias de antecedência aproximadamente. Já em alta temporada, você pode fechar as passagens com 90 dias de antecedência.

Fazer seu planejamento de viagem pode ser tão prazeroso quanto viajar. Você já vai se familiarizando com o lugar, pensando nas coisas que vai fazer e sentindo a expectativa aumentar.

Além disso, seguir essas dicas lhe ajuda a economizar e usar seu dinheiro no que realmente vale a pena durante os dias de descanso. Não deixe de fazer seu planejamento!

Tem algum amigo que está pensando em passar uns dias viajando? Então compartilhe essas dicas com ele em suas redes sociais!

 

Escreva um comentário

Share This