Como deixar o cabelo crescer de forma saudável e bonita? O que fazer para acelerar esse processo? Essas são dúvidas comuns de homens que decidem apostar em um cabelo mais comprido. Se você é um deles, também já deve ter notado que é necessária uma boa dose de paciência — afinal, um fio tem uma média de crescimento de apenas um centímetro por mês.

Outra coisa comum é o medo de que a aparência do cabelo fique estranha e sem forma em algumas fases do crescimento. Isso realmente pode acontecer, mas não desanime. Com alguns cuidados, todo esse processo vai se tornar muito mais fácil, e o resultado — um cabelo bonito, saudável e cheio de personalidade — vai compensar toda a espera.

Pensando nisso, separamos 6 cuidados que você precisa ter para ajudar no crescimento dos seus fios. Não perca essa oportunidade e continue a leitura para conferir todas as nossas dicas!

1. Massageie o couro cabeludo

Massagear o couro cabeludo é uma dica simples e eficiente. Ao fazer isso, você aumenta a circulação sanguínea na região, fazendo com que mais oxigênio e nutrientes sejam levados aos folículos pilosos — estruturas nas quais nascem os pelos — e, consequentemente, estimulando o crescimento do cabelo e melhorando a saúde dos fios.

A massagem no couro cabeludo pode ser realizada no banho, todas as vezes que você lavar o cabelo. Basta fazer movimentos leves e circulares com a ponta dos dedos em toda a região. Outra opção é aquecer um pouco, em banho maria, algum óleo vegetal — como o de coco — para auxiliar na massagem, e depois retirá-lo com shampoo.

2. Hidrate os fios regularmente

Manter os fios hidratados é fundamental para que eles cresçam macios e bonitos. Afinal, quando eles estão mais compridos, os óleos naturais presentes no couro cabeludo não chegam até as pontas — que ficam danificadas, frágeis e ressecadas. Além disso, os fios compridos sofrem mais com os efeitos do sol, da poluição e do cloro, por exemplo.

Para evitar esses estragos, seus cuidados com o cabelo devem ir além do shampoo e do condicionador: uma vez por semana, separe um tempo e faça uma boa hidratação. Existem, no mercado, várias opções de cremes específicos para esse fim — é só aplicar, esperar alguns minutos e lavar o cabelo normalmente, para finalizar.

3. Não lave o cabelo todos os dias

Provavelmente você lavava o cabelo todos os dias quando os fios eram curtinhos, mas se realmente quiser ter cabelos longos e bonitos, é melhor mudar esse hábito. Usar shampoo todos os dias significa retirar os óleos naturais do couro cabeludo que, como já dissemos, são importantes para manter o cabelo hidratado e protegido.

Lavar bem os fios, massageando o couro cabeludo e utilizando o shampoo e o condicionador adequados é muito importante para retirar os resíduos e evitar que eles obstruam os folículos pilosos, o que atrapalharia o crescimento. O ideal é dar um intervalo de um ou dois dias entre as lavagens.

Além disso, evite utilizar água quente: a alta temperatura resseca o cabelo e o torna quebradiço. E nunca deixe de usar o condicionador, que sela as cutículas e também evita o ressecamento.

4. Apare as pontas com frequência

Se você está deixando o cabelo crescer, provavelmente pensou que passaria vários meses sem ir ao cabeleireiro para atingir sua meta de forma mais rápida. Entretanto, ao contrário do que você poderia imaginar, aparar o cabelo com alguma frequência é muito importante nesse processo.

O primeiro motivo para isso é que, em algumas fases do crescimento, o cabelo pode ficar com uma aparência estranha e sem forma. Ir ao cabeleireiro é importante para ajustar o corte e ajeitar o seu visual durante essas etapas — assim, você não corre o risco de desistir do objetivo.

Além disso, se você deixar o cabelo crescer sem aparar as pontas duplas, ressecadas e danificadas, ele se torna muito fraco e quebradiço. No final, quando cortar essas partes, você verá que ganhou menos comprimento do que poderia ter ganhado se tivesse aparado as pontas regularmente — mantendo as pontas fortes e saudáveis.

5. Utilize os os produtos certos

Usar o shampoo da irmã e o condicionador da mãe ou até mesmo um sabonete qualquer para lavar os cabelos não é interessante — se esses foram os seus hábitos até aqui, é melhor modificá-los imediatamente. Os cabelos, tanto curtos quanto longos, precisam receber cuidados específicos para crescerem bonitos e saudáveis.

Para começar, use os produtos adequados ao seu tipo de cabelo. Afinal, é importante dar aos seus fios exatamente o que eles precisam. Existem, por exemplo, shampoos e condicionadores para cabelos secos, oleosos, cacheados, lisos ou crespos — entre vários outros tipos.

Além disso, escolha boas marcas e lance mão dos produtos disponíveis no mercado para ajudá-lo nesse processo de crescimento: pomada, gel, cera, sprays com protetor solar, tratamentos de proteína, máscaras de hidratação, óleos naturais — de acordo, é claro, com as necessidades específicas dos seus fios.

6. Melhore a sua alimentação e beba muita água

Essa é a nossa última dica de como deixar o cabelo crescer e é uma das mais importantes. Afinal, a alimentação interfere em todos os aspectos do nosso corpo — inclusive no crescimento do cabelo — e o cuidado “de dentro para fora” é fundamental para um crescimento rápido e saudável dos fios.

Cada um dos fios de cabelo é composto, basicamente, por uma proteína denominada queratina, além de água e lipídios. E, para que eles nasçam e cresçam, é importante dar ao corpo o que ele precisa para produzi-los.

Portanto, mantenha uma dieta saudável e diversificada, com alimentos ricos em vitaminas, minerais, proteínas — presente nas carnes, ovos, leite e derivados — e ômega-3, presente nos peixes e na semente de linhaça. Também há a possibilidade de procurar um nutricionista e tomar suplementos alimentares.

Além disso, beba muita água. O líquido, além de eliminar as toxinas do seu corpo, mantém o cabelo brilhante e hidratado, o que evita o enfraquecimento dos fios e as quebras.

Cada vez mais os homens têm apostado no visual com cabelo comprido, que é uma marca de estilo e personalidade. Se você decidiu deixar os fios crescerem, basta ter paciência e tomar alguns cuidados. Afinal, uma aparência saudável, bonita e bem cuidada é muito importante para um resultado satisfatório.

Gostou deste post sobre como deixar o cabelo crescer? Assine a newsletter e receba, em primeira mão, todas as nossas dicas diretamente em seu e-mail!

Escreva um comentário

Share This