Já não é novidade que as barbas têm ocupado um lugar cada vez mais destacado no estilo masculino. Agora existem barbas para todos os gostos: os desenhos, comprimentos e volumes variam muito e é fácil encontrar algum modelo que combine com o seu formato de rosto e sua personalidade.

A “long beard” é um dos tipos de barba que tem feito bastante sucesso entre os homens. Os fios longos são imponentes e contribuem para um visual diferenciado e cheio de personalidade. No entanto, se você não souber como dedicar cuidados aos pelos, o efeito pode ser exatamente o oposto: uma aparência estranha e desleixada. 

Se você optou por fios longos há pouco tempo, provavelmente precisa lidar com algumas dúvidas e se pergunta como cuidar da barba comprida. Para saber como tratar bem a sua barba comprida, continue com a gente e veja dicas incríveis para garantir um estilo invejável!

Boa leitura!

Adapte a barba longa ao formato do seu rosto

Seja qual for o estilo de barba escolhido, é muito importante adaptá-lo ao formato do seu rosto para que suas feições fiquem equilibradas. Em relação à barba comprida, você precisa ter em mente que fios mais longos deixam o rosto mais longo.

Portanto, se você já tiver um rosto mais fino e comprido, deixe as pontas com um formato arredondado para suavizar um pouco esse efeito. Por outro lado, se o seu rosto for redondo e as laterais da barba estiverem compridas ou volumosas, isso pode evidenciar ainda mais esse formato.

Portanto, apare os pelos dessa região de forma que fiquem mais baixinhos. Essa dica, na verdade, é importante para todos os tipos de rosto — para que a espessura da barba não fique tão visível e o resultado seja mais equilibrado.

Higienize-a todos os dias

Os pelos da barba ficam muito próximos da boca e, por isso, estão sempre em contato com alimentos e líquidos  além de outros resíduos como poeira e poluição. Portanto, quanto mais longos os fios, maior é a importância de higienizá-los para garantir uma barba limpa e cheirosa.

Assim como os cabelos, a sua barba precisa ser lavada com frequência — e não adianta contar só com aquela água que cai nela durante o banho ou lavá-la com sabonetes e com shampoos comuns. A pele e os pelos dessa região são bem diferentes do couro cabeludo e dos cabelos da cabeça e, por isso, precisam de produtos específicos.

Portanto, lave a sua “long beard” todos os dias com um shampoo próprio para barbas  assim você evitará o ressecamento que outros produtos podem provocar. Além do shampoo, existem condicionadores específicos para a região que ajudam a proteger os fios e a proporcionar brilho e maciez.

Apare os pelos periodicamente

Escolher um estilo de barba longo não significa que você poderá deixá-la crescer de qualquer maneira. Geralmente, os pelos da barba crescem de forma irregular, ficam desalinhados e perdem facilmente o formato.

Para evitar que sua barba fique com um aspecto desleixado ou descuidado, você precisará fazer uma manutenção regularmente — durante o processo de crescimento e até mesmo depois, quando ela já tiver atingido o comprimento desejado.

Procure ir ao barbeiro com uma certa periodicidade. Depois, em casa, é só manter o desenho: limpar os pelos que crescem em regiões indesejadas (como o pescoço e a bochecha) com uma navalha, retirar as pontinhas danificadas com uma tesoura (não se esqueça do bigode!) e, se for preciso, diminuir a altura das regiões que estiverem desproporcionais com um aparador elétrico.

Lembre-se sempre de usar produtos específicos para a barba — nada de sabonete! — nos locais onde você usará a navalha. Experimente, por exemplo, o Shave Cream da Baboon, que hidrata os pelos e auxilia no deslizar da lâmina.

Hidrate sua barba comprida com frequência

Os pelos faciais são naturalmente mais grossos que os fios da cabeça. Além disso, a pele do rosto é muito diferente do couro cabeludo, que produz um óleo natural (em maior quantidade que as outras regiões do corpo) para proteger os cabelos do ressecamento.

Por essas razões, os fios da barba ressecam, tornam-se mais quebradiços e apresentam uma textura áspera com mais facilidade. Por isso, se você já tem o hábito de hidratar seus cabelos, comece a fazer isso com sua barba também.

Basta utilizar algum óleo específico para essa região: depois que os fios estiverem secos, aplique uma pequena quantidade e espalhe-o da raiz às pontas.

Fazer isso com regularidade evita o ressecamento dos seus pelos — e, consequentemente, aquela coceirinha incômoda —, proporcionando brilho e maciez à sua barba e diminuindo aquele aspecto “desgrenhado”.

Penteie-a regularmente

A nossa última dica de como cuidar da barba comprida é penteá-la regularmente. Isso é importante tanto para deixar os fios alinhados quanto para retirar a sujeira — como poeira e outros resíduos — que se acumulam ao longo do dia, danificando o pelo e deixando-o com um aspecto feio e sem brilho.

Outra vantagem do hábito de pentear a barba é que, dessa maneira, você traz a oleosidade da raiz e a distribui até as pontas, ajudando a manter uma hidratação natural dos fios.

Para isso, utilize um pente de madeira com dentes largos. Esse material elimina a energia estática provocada pelo atrito entre o pelo e o pente  o que é importante para evitar o frizz. Além disso, prefira pentear a barba quando ela estiver seca e, se for o caso, utilize óleos para evitar que os fios embaracem e quebrem.

Para ostentar uma “long beard” imponente e estilosa, não dá para deixar os fios crescerem de qualquer maneira, certo? Com os cuidados que mostramos neste artigo você terá pelos limpinhos, cheirosos, brilhantes e sedosos para ninguém botar defeito — e, além de tudo, criará uma identidade inconfundível com suas longas barbas.

E aí, curtiu as nossas dicas? Depois de aprender como cuidar da barba comprida e de descobrir quais itens você precisa para realizar esses cuidados, visite o nosso site e dê uma olhada nos produtos da Baboon para ver como essa rotina pode ser otimizada com os cosméticos mais adequados!

Escreva um comentário

Share This