Rotina corrida: essa expressão parece familiar? Certamente sim, afinal, uma das características do estilo de vida moderno é o desempenho de inúmeras atividades — muitas vezes ao mesmo tempo. Uma das consequências dessa realidade é a falta de tempo para cuidar de si mesmo e praticar atividades físicas. Diante disso, conhecer alguns exercícios para fazer em casa é uma alternativa para colocar o cuidado com a saúde em dia.

Sendo assim, que tal conhecer algumas opções?

Importância da atividade física para a saúde

Geralmente associamos o exercício físico apenas à estética. De fato: ele é extremamente importante para manter o corpo em forma, mas os benefícios de dedicar um tempo para se movimentar vão muito além.

Na lista podemos incluir o fortalecimento de articulações e ossos, mais flexibilidade, prevenção de algumas doenças, regulação de substâncias do sistema nervoso e muito mais.

Outro impacto positivo da prática é a melhoria na disposição. O motivo? Quem cultiva o hábito regularmente tem maior aptidão muscular e respiratória. Isso acontece porque o corpo reage ao exercício liberando diversos hormônios, o que afeta positivamente os órgãos.

Exercícios para fazer em casa

Gostou da ideia de aproveitar o conforto de casa para se exercitar? Então confira as nossas sugestões:

1. Flexão de braços

As flexões são ideais para fortalecer ombros, peito e braços. A indicação é de 3 séries, cada uma com 10 movimentos. Quanto ao intervalo entre cada uma, o ideal é de dois minutos.

Para garantir a eficácia do exercício, mantenha os braços alinhados com o peitoral. Além disso, tenha cuidado com a posição dos cotovelos: eles devem dobrar até 90 graus.

Com o tronco firme e o abdômen contraído, flexione o cotovelo — sempre voltado para fora — até que o peitoral chegue próximo ao chão. Em seguida, retorne à posição inicial.

2. Mergulho no banco

Embora o nome sugira a utilização de um banco, o exercício pode ser feito até mesmo em uma cadeira ou no sofá — o importante é ter um ponto de apoio.

O objetivo do mergulho é o fortalecimento muscular. Basicamente, trabalha ombros, peito e tríceps.

Para começar, sente sobre o banco e estique as pernas, apoiadas no calcanhar. Feito isso, posicione as mãos e, com a coluna ereta, direcione o corpo ao chão e retorne. Faça 3 séries de 15.

3. Corda

Pular corda é uma ótima opção para tonificar membros como coxas, panturrilhas e glúteos — isso não quer dizer que o exercício não é benéfico para os membros superiores, pois fortalece as duas regiões.

Outra vantagem: 15 minutos pulando corda equivalem a 1 hora de caminhada. Ou seja, vale a pena dedicar alguns minutos diários para a prática.

4. Prancha no solo

Chamada também de prancha isométrica, é indispensável para quem quer deixar o abdômen forte. No entanto, não é o único benefício: as pranchas trabalham os grupos musculares do core, como o transverso, o oblíquo externo, o reto abdominal e os glúteos.

O objetivo é manter o corpo paralelo ao chão, utilizando apenas os pés e cotovelos como base. Durante a execução, é importante manter o rosto voltado para o solo e a coluna alinhada. Além disso, cuidar da respiração também é importante.

A indicação é de 3 séries de 30 segundos. O intervalo ideal é de 1 minuto e meio entre cada uma.

5. Agachamento

Funcional e simples, é um movimento multiarticular, o que significa que atua sobre mais de um músculo. Basicamente, 3 grupos musculares são ativados, pois o exercício consiste em uma flexão de joelho e uma de quadril, seguida por uma extensão.

Se você acha que o agachamento serve somente para os membros inferiores, a boa notícia é que ele também é eficiente para definir a barriga e melhorar a postura.

Muitas vezes a rotina corrida acaba não apenas com o nosso tempo para as atividades físicas, mas também com o ânimo para ir até a academia. Os exercícios para fazer em casa são excelentes justamente por permitirem o cuidado com o corpo sem a necessidade de acrescentar mais uma atividade fora de casa na agenda.

Como é o seu dia a dia? Muito corrido? Então aproveite e confira também 5 dicas para cuidar do cabelo em casa!

Escreva um comentário

Share This