Quem nunca ficou contando os dias para fazer aquela viagem que foi planejada durante meses com os amigos? Seja um passeio longo ou apenas um fim de semana na praia, esse descanso é sempre muito bem-vindo para quebrar nossa rotina.

Mas no meio de tanta festa e empolgação, é comum esquecer de tomar algumas precauções que são muito importantes para fazer uma viagem segura.

Ninguém espera se deparar com problemas durante uma viagem, mas eles podem acontecer e o melhor é estar preparado.

Vai viajar no Brasil e precisa de algumas dicas para se aventurar com segurança? Então veja as dicas desse post!

Faça uma boa pesquisa do destino

Você costuma pesquisar sobre o seu destino antes de viajar? Se esse não é um hábito comum na sua rotina de viagem, é bom começar a praticar. Mas não se prenda a buscar apenas por restaurantes, baladas ou praias

Procure saber como é a segurança do bairro onde você vai ficar hospedado ou se existem notícias na internet sobre esse lugar. Tente conversar com pessoas que já estiveram lá e peça indicações de onde ficar.

Também é importante pesquisar o local da sua hospedagem, seja um hotel, uma casa alugada ou uma pousada. Uma boa dica é entrar nas redes sociais de cada estabelecimento e procurar pelo depoimento de outros hóspedes.

Tenha uma lista com telefones úteis

Outra medida muito importante para se aventurar com segurança quando for viajar pelo Brasil é fazer uma lista de telefones úteis.

Você está longe de casa e pode ser difícil achar ou até mesmo lembrar de alguns deles. Contar apenas com a internet também não é uma boa ideia.

Faça uma lista com o número da polícia, do seu plano de saúde, da companhia aérea, da empresa de aluguel de automóveis, de empresas de táxi da cidade e até mesmo de pessoas que você pode entrar em contato se houver algum imprevisto.

Procure não anotar todos esses números apenas no celular. O ideal é que você anote em uma agenda e deixe junto com seus documentos.

Confira a cobertura do seu plano de saúde

Ninguém quer passar mal e precisar de um hospital durante uma viagem, mas a realidade é que isso pode acontecer. Por isso é importante que você faça uma consulta do seu plano de cobertura.

Além disso, é bom ficar atento aos hospitais mais próximos. Em um momento de emergência, você não terá cabeça para consultar clínicas onde você pode ser atendido.

Tome cuidado com a bagagem

Se você vai despachar sua bagagem, é bom ficar atento a algumas coisas. Procure não deixar dinheiro e objetos de valor na mala que será despachada. Ela pode ser extraviada e você nunca mais verá essas coisas.

Também é bacana fazer uma mala de mão com algumas roupas básicas para você não ficar sem o que vestir caso houver algum problema com sua bagagem.

Escolha uma mala de qualidade, coloque um cadeado nela e também algum detalhe para que você possa diferenciá-la das outras.

Mantenha a atenção com dinheiro e documentos

Antes de viajar você precisa analisar a quantidade de dinheiro que pretende levar. Não é recomendado que você viaje sem nenhum dinheiro vivo, mas também não é recomendado levar uma quantia muito grande.

O ideal é analisar o que você pretende fazer. Caso você opte por fazer compras durante a viagem, é melhor levar um cartão.

Também é possível dividir todo o valor que pretende levar em diferentes formas – uma parte em espécie, outra em cartão de crédito, uma de débito e mais uma em cartão pré-pago.

Mantenha a atenção nos seus documentos, não esqueça de levar nenhum deles. Também é bacana fazer cópias, plastificar e deixar os originais no hotel, afinal, você não quer perder nenhum deles em um passeio.

Com essas dicas você já está preparado para viajar no Brasil com segurança, curtindo todas as belas paisagens do nosso país.

Nossa última dica para você é criar um checklist para não esquecer e pular nenhuma etapa. Depois só resta curtir sua viagem com a maior segurança possível!

E você? Está planejando viajar no inverno? Nós separamos os melhores lugares para viajar nos dias frios. Vem ver!

 

 

Escreva um comentário

Share This