Manter uma bela barba demanda alguns cuidados. É preciso limpar, hidratar, pentear e aparar com regularidade. Nessa rotina corrida, às vezes fica difícil encontrar tempo para sentar na cadeira do barbeiro, certo? Mas, então, como aparar a barba em casa?

Antes de mais nada, é preciso entender que mesmo se o seu objetivo for deixá-la crescer, será necessário apará-la de vez em quando. O ritmo de crescimento da barba é diferente em cada pessoas, mas, no geral, a cada 15 ou 30 dias já é possível perceber que alguns pelos cresceram mais do que outros, dando uma impressão de desleixo.

Assim, além de deixar a sua aparência mais harmônica, aparar a barba tem outras vantagens, como dar a impressão de volume e eliminar as pontas duplas. E, se você tiver habilidade, pode fazer esse processo em casa, cortando o excesso de pelos sem a ajuda de um profissional.

Para lhe ajudar com isso, vamos mostrar neste post como aparar a barba em 7 passos. Vamos lá? Continue lendo para conferir!

Higienize a barba

O primeiro passo é higienizar a região, retirando toda a sujeira. Para isso, o sabonete comum não é uma boa opção: o ideal é usar um shampoo próprio para a barba, que mantém a hidratação dos pelos sem ressecá-los.

Aplique o produto na barba fazendo movimentos circulares e enxágue com água morna. Essa temperatura da água vai ajudar a abrir os poros e facilitar a retirada dos pelos em seguida.

Desembarace os pelos

Com a pele limpa, seque a barba com uma toalha e utilize um pente para desembaraçá-la. Será muito mais fácil aparar os pelos se eles estiverem organizados, por isso, escolha um modelo que tenha dentes finos, que facilitam o processo e tiram todo os nós.

Esse pente também vai ser importante para marcar a linha da barba e auxiliar no momento de cortar os pelos.

Escolha um equipamento

Esse é o momento de escolher o método da sua preferência: barbeador elétrico ou tesoura. Cada um deles tem as suas vantagens e suas técnicas específicas para aparar a barba, como veremos a seguir.

Barbeador elétrico

Essa é a ferramenta ideal para quem não tem muito tempo disponível ou não tem muita habilidade com a tesoura.

Grande parte dos barbeadores elétricos disponíveis no mercado dispõem de uma série de pentes com comprimentos diferentes. Então, comece utilizando um pente mais comprido e vá diminuindo esse tamanho — assim você consegue controlar melhor o resultado.

Passe o barbeador por toda a barba, no sentido do crescimento dos pelos, sempre trocando o pente caso queira um resultado mais rente à pele. Para a região do queixo e do bigode, o indicado é retirar o pente do barbeador e usar um pente de mão mesmo. Com movimentos no sentido contrário do nascimento dos pelos, passe a máquina nos fios que ficarem acima dos dentes do pente.

Lembre-se de ter cuidado com as mãos para não ocorrerem acidentes, cortando partes da barba que você não queria.

Tesoura

Fazer um acabamento mais preciso é a grande vantagem de utilizar a tesoura, porém, esse método é o que leva mais tempo para ser feito. Além disso, para quem não tem experiência, ele pode ser mais difícil do que usar o barbeador elétrico.

Utilize uma tesoura afiada e um pente para separar quais pelos serão cortados e em qual comprimento. Pegue um pedaço da barba e penteie no sentido contrário do crescimento do pelo, ajustando o pente na altura que você deseja. Então, passe o pente devagar e corte todos os pelos que ficaram em cima dele — dessa forma você diminui o risco de cortar outros pelos por acidente.

Faça o mesmo movimento em toda a barba, para que ela fique com um tamanho uniforme. Na área do bigode, penteie ele todo para baixo e corte as pontas dos fios na altura dos lábios, para evitar que eles entrem na sua boca.

Faça o contorno com a lâmina

É interessante utilizar uma lâmina para ter mais controle no momento de fazer o contorno da barba, na altura da bochecha e do pescoço. Ela deve ser manuseada sempre na direção do crescimento dos pelos, evitando passar no mesmo local muitas vezes.

Na bochecha, escolha entre um formato quadrado ou arredondado para a área da orelha até o bigode. Tente deixar os 2 lados do rosto o mais simétricos possível. Para o pescoço, o ideal é deixar os pelos até 2 cm acima do seu pomo-de-adão.

Lave usando um shampoo para barba

Lave a sua barba novamente para retirar todos os pelos que ficaram presos e massageie a região com um shampoo. Enxágue-os bem com água fria para acalmar a pele e fechar os poros. Depois, use sempre um produto feito especialmente para a barba, para protegê-la sem ressecar a sua pele.

Seque corretamente

Ficar com a barba molhada, assim como acontece com o cabelo, pode favorecer o crescimento de fungos e bactérias. Então, passe os dedos entre os pelos com movimentos de um lado para o outro, para retirar o excesso de água. Depois, aperte a toalha sobre o rosto — sem esfregá-lo — por alguns segundos, até que ela esteja quase seca.

Se a sua barba for longa, você pode usar um secador para agilizar o processo. Apenas não o deixe em uma temperatura muito quente, nem o aproxime demais do seu rosto: mantenha uma distância de 20 cm, pelo menos.

Use um creme pós-barba

Para finalizar, passe um creme pós-barba em toda a região, para fechar os poros e acalmar a pele, evitando que ela fique irritada ou vermelha. Ele também vai hidratar e fortalecer os pelos, por isso, não pule essa etapa!

Mesmo que o seu objetivo seja fazer a sua barba crescer, ter uma rotina de aparar os pelos é essencial que ela cresça de maneira mais uniforme. Além disso, utilize sempre produtos específicos para a barba e materiais de qualidade, para garantir bons resultados sem prejudicar os seus pelos ou a sua pele.

Enfim, essas dicas de como aparar a barba com certeza vão ajudar você a fazer isso como se estivesse no salão. E, se uma vez ou outra você cortar o que não deveria, não se preocupe: ela cresce de novo!

Então, gostou do nosso post? Está pronto para aparar a barba em casa? Se tiver qualquer dúvida sobre os produtos mais adequados para as suas necessidades e como usá-los, entre em contato com a gente!

 

Escreva um comentário

Share This