Antigamente, deixar a barba por fazer podia causar um impacto de desleixo e de preguiçoso. No entanto, sabemos que o hoje a história é outra e que esse estilo virou uma tendência no mundo inteiro. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, ter uma barba por fazer não é simplesmente deixá-la crescer e não cuidar nunca mais. 

Se você curte esse estilo e quer saber como deve tratar dos pelos da forma correta, está no lugar certo. Nesse post, separamos algumas dicas imperdíveis para você seguir e manter uma aparência jovem e moderna. Bora conferir? Continue a leitura e tome nota! 

Alguns passos para deixar a barba por fazer 

Mantenha a barba bem-cuidada 

Deixar a barba por fazer não significar largar de mão. Por isso, mantenha os cuidados necessários para que tenha sempre um aspecto limpo e com brilho. Evidentemente, esse estilo permite um prazo maior para cuidar dela.

Ou seja, não precisa, necessariamente conferir ou fazer algo todos os dias, mas pelo menos, umas duas vezes na semana é recomendado dar uma atenção especial para não parecer muito desleixado. 

Esse processo envolve os cuidados básicos, como aparar, higienizar, hidratar, raspar e utilizar produtos adequados. Tudo isso, veremos mais detalhadamente nos próximos tópicos. Vamos continuar? 

Remova os pelos da bochecha 

Nas bochechas sempre nascem alguns pelos excedentes que acabam destoando do desenho da barba. Esse passo é importante, já que essa região do rosto fica muito à mostra. Na maioria dos casos, são fios soltos, distantes um do outro. Ou seja, não têm muito uma forma simétrica e pode não ficar muito legal com o contexto geral.  

Vale lembrar que não é porque vai deixar a barba por fazer que ela não precisa ter um desenho. Claro que pode e deve! Por isso, defina o espaço que deseja deixar os pelos crescerem e todo o restante retire com um barbeador ou com uma navalha. 

Isso ajuda, inclusive, a dar uma nova impressão ao rosto. Por exemplo, quem tem a cara um pouco mais rechonchuda, só de não ter mais esses pelos nas bochechas, permite afinar um pouco as suas linhas e deixar a aparência mais legal. 

Apare as costeletas 

As laterais do rosto, onde se desenham as costeletas, podem ser uma pouco mais finas. Pode perceber que isso é quase um padrão por quem deixa a barba por fazer. Mas na verdade, esse detalhe se encaixa perfeitamente com o estilo e permite ver que o barbudo se preocupa ainda com os seus cuidados pessoais. 

Fazendo isso, também permite suavizar os traços do rosto e deixar o grosso da barba para a parte de baixo, na região do queixo. Além disso, reduzir um pouco mais a área das costeletas ajuda a remover certas falhas ou, pelo menos, disfarçar um pouco mais. 

Mantenha uma linha de corte no pescoço 

O pescoço é importantíssimo dentro desse estilo de deixar a barba por fazer. Talvez seja a região que mais se caracteriza por esse tipo de corte. Afinal, os demais costumam retirar todos os fios dessa área, com exceção aos que cultivam um volume grande, tipo lenhador. Mas no geral, o pescoço fica limpinho! 

Com a barba por fazer, já é um pouco diferente e é possível brincar mais, deixando que os fios tomem conta um pouco dessa parte também, mas sem exageros. O ideal é que estipule, mais ou menos, uma linha imaginária e retire os excessos. Este é um processo bem semelhante ao que falamos em relação às bochechas. 

Lave a barba todos os dias 

Aparar todos os dias não é necessário. Porém, lavar a barba diariamente é indispensável. Enxague bem e aplique um bom shampoo de barba, sempre massageando com os dedos em movimentos circulares.

Utilize água fria ou morna, pois isso ajuda na abertura dos poros e, consequentemente, na ação dos produtos usados durante o banho. Muitos deles contam com ingredientes essenciais para hidratação e para o fortalecimento dos fios. Fundamental, não é mesmo? 

Utilize produtos específicos 

Outra prova de quem deixa a barba por fazer não é nem um pouco relaxado, é que você pode usar diversos produtos para melhorar a aparência. O primeiro deles seria o shampoo que falamos um pouco mais acima.

Depois do processo de limpeza, você pode complementar com uma pomada, que pode ser em  ou cremosa, e obter resultados incríveis, desde a facilidade para modelar como para dar brilho ou uma textura mais opaca. 

grooming também é outro exemplo perfeito de produto que não pode faltar na necessaire masculina de qualquer barbudo. Essa composição é uma mistura de vitaminas especiais que dão mais força e volume aos pelos, deixando sempre com um aspecto natural. 

Na hora de barbear, também não deixe de usar um shave cream. Afinal, esse tipo de produto conta com ingredientes perfeitos para hidratar os fios e proteger a pele durante a passagem das lâminas. Não vai dar esse mole de fazer a barba com espuma de sabão, combinado? 

Últimas dicas para quem quer deixar a barba por fazer 

Falamos muito sobre produtos para barba. De fato, contar com uma linha específica para isso faz toda a diferença. Mesmo que a ideia seja deixar a barba por fazer, é fundamental que todos os cuidados sejam tomados e que haja um tratamento dos fios, justamente para não ficar com uma expressão de cansaço ou largada.  

O estilo da barba por fazer é indicado àquelas pessoas que buscam um visual mais despojado e moderno. Além de tudo, requer cuidados mais simples e, por isso, pode ser um estilo mais fácil de manter.  

Para quem quer começar os trabalhos faciais, uma dica é montar seu próprio kit de barbear. Hoje, tem diversas lojas online, nas quais é possível encontrar produtos específicos e de excelente qualidade para ter os melhores resultados. E, se precisar, busque ajuda de uma barbearia profissional. 

Enfim, essas foram nossas dicas para você que quer deixar a barba por fazer, mas sem precisar desgastar sua aparência. Agora que você sabe que é totalmente possível manter esse estilo com cuidado e saúde, é hora de começar a testá-lo na prática e conferir os resultados. Boa sorte e sucesso nas ruas! 

Curtiu o post? A gente quer mostrar bem mais coisa para você e o que não faltam são dicas imperdíveis exclusivas para quem faz parte do nosso time de barbudos. Tá afim de participar? Então, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão! 

 

Escreva um comentário

Share This