Coceira, irritação, vermelhidão, dor… Esses são alguns dos principais problemas relatados por homens após barbear o rosto. Tudo isso é causado principalmente pela pele sensível ou pode ser uma característica natural da pessoa.

Entretanto, existem alguns hábitos que contribuem para o surgimento desses problemas, bem como para a sensibilização da derme. Por exemplo, tomar banhos muito quentes, não usar produtos adequados, barbear-se incorretamente e ter a pele ressecada são fatores que colaboram para que isso ocorra toda vez que você se barbeia.

A boa notícia é que os incômodos podem ser evitados. Para isso, é importante estar atento aos cuidados com a pele do rosto, além de saber como se barbear corretamente e a escolher os produtos certos. Quer saber como fazer isso? Continue acompanhando!

Entenda o que causa a pele sensível ao barbear

Existem várias coisas que são capazes de deixar o rosto sensível após barbeá-lo, sendo a falta de cuidados uma das principais. Isso acontece porque muitos homens dispensam etapas essenciais na hora da depilação, favorecendo o surgimento de cortes, sensibilidade ou má recuperação da pele.

Contudo, há outros problemas, como a foliculite — uma doença caracterizada pela inflamação de um folículo piloso, uma parte de onde nascem os fios de cabelo e pelos por todo o corpo. Ela é desencadeada quando ocorrem ferimentos na hora de se barbear e o resultado é uma pele cheia de inflamações parecidas com espinhas, coceira e sensibilidade.

Saiba escolher produtos adequados

Agora que já sabe o que causa a sensibilidade e a irritação, é preciso entender que a escolha dos produtos também influencia no resultado que você obtém, gerando mais conforto e deixando você ainda mais bonitão para a happy hour com os amigos.

Pré-barba

Existem diversos tipos de produtos pré-barba, como as loções e os óleos vegetais. Eles servem para preparar a pele, deixando-a mais lisa, macia, protegida e adequada para o deslizar das lâminas. O legal é que não existem muitos critérios de escolha. O ideal é optar por um produto de qualidade e que contenha nutrientes em sua composição.

Creme de barbear

No mercado é possível encontrar gel, espuma ou creme de barbear, sendo que existem algumas diferenças entre eles. Por exemplo, os primeiros dois são aplicados diretamente no rosto. Já o creme é um produto que exige preparação e uso de pincel, conferindo um ritual ao aparar a barba, além de ser utilizado há anos entre os homens.

O gel é um produto mais novo no mercado e bastante indicado para as peles oleosas. Seu diferencial é a cor transparente que permite visualizar a área em que você deve passar a lâmina. Seu problema está na capacidade de grudar nas lâminas, fazendo com que seja indispensável lavá-las repetidamente.

Por último, mas não menos importante, temos a famosa espuma de barbear. Ela é a primeira opção de muitos homens, afinal, é amplamente conhecida, muito prática e ideal para quem tem pele seca e sensível. Para utilizá-la só é preciso aplicar o produto diretamente na barba e esperar sua ação, que leva aproximadamente 3 minutos.

Pós-barba

É verdade que muitos homens dispensam o uso dos produtos pós-barba, contudo, esses itens são muito importantes para hidratar, aliviar as irritações, evitar inflamações e infecções, perfumar o corpo, manter a higiene da barba, entre outros efeitos.

Para quem tem a pele seca, o óleo e bálsamo pós-barba são boas opções, afinal, são ricos em nutrientes e hidratam de maneira intensa. Já para quem tem um rosto mais oleoso a loção é mais indicada por ser um creme com pouca oleosidade.

Saiba se barbear corretamente

Apesar de ser um cuidado constante no dia a dia dos homens, muitos ainda desconhecem truques essenciais para evitar a sensibilidade após barbear e ainda garantir um resultado incrível. Entenda mais a seguir!

Prepare a pele

Existem algumas maneiras de preparar a pele, mas o ideal é aplicar produtos pré-barba e utilizar água morna. Sendo assim, pegue uma toalha, umedeça com a água aquecida e aplique-a no rosto.

Esse processo ajuda a amolecer os pelos e deixar a derme mais suscetível para um barbear ideal. Além disso, é preciso que o seu rosto esteja hidratado, cuidado e não sensibilizado pela última depilação.

Aplique espuma, gel ou creme

Como visto, existem algumas diferenças entre a espuma, gel e creme de barbear. Para quem opta por usar produtos prontos é só espalhá-los pelo rosto normalmente e esperar o tempo de ação.

Já para aplicar o creme é preciso prepará-lo corretamente. Para isso, tenha em mãos um pincel e um recipiente próprio para a tarefa. Tendo os utensílios adequados, umedeça o pincel, adicione uma quantidade razoável de creme de barbear em no pote e faça movimentos circulares com o utensílio sobre ele.

Ao perceber que o produto está mais concentrado e grosso, comece aplicação no rosto. Não se esqueça de passar os produtos por toda a extensão da barba, uma vez que, se você utilizar barbeador em uma área sem espuma, o resultado será uma pele sensibilizada e ferida.

Deslize o barbeador suavemente

Nessa etapa o ideal é nunca deslizar o barbeador de baixo para cima, ou seja, no sentido contrário dos fios porque esse movimento contribui para formar machucados. Em vez disso deslize o barbeador suavemente pelo rosto e na direção dos fios.

Se desejar é possível utilizar uma das mãos para esticar a pele. É preferível fazer isso em vez de passar a lâmina diversas vezes pela mesma região, uma vez que a ação também colabora para deixá-la sensível após se barbear.

Faça esse processo duas vezes para garantir uma barba rente. Isso significa que você terá de aplicar a espuma, barbear, passar o produto novamente e deslizar o barbeador uma última vez. Ah, e não se esqueça de lavar a lâmina a cada passada para que ela deslize corretamente e não tenha sua função prejudicada pelos resíduos acumulados.

Finalize corretamente

Apesar do que muitos acreditam, a finalização é uma etapa essencial para garantir que o rosto fique liso, macio e sem machucados ou irritações ao tirar a barba. Para terminar o processo importante da estética masculina, é preciso enxaguar a espuma com água fria e aplicar um produto pós-barba para que ele possa auxiliar na recuperação da pele.

Viu como evitar a pele sensível ao se barbear com facilidade? Ao tomar alguns cuidados é possível manter o rosto hidratado e livre de irritações, tudo isso sem ter muito trabalho no dia a dia. Além disso, não se esqueça de investir em um kit de barbear com produtos de qualidade e adequados para você!

Gostou de saber um pouco mais sobre como fazer a barba para evitar a sensibilidade? Aproveite também para conhecer nossa loja e conferir os produtos que nós da Baboon temos para você!

 

Escreva um comentário

Share This