Cá entre nós: cada vez mais, você, seus amigos, parentes e conhecidos estão atrás de se tornarem estilosos, terem uma presença da hora e se destacarem onde quer que estejam, não é verdade?

E não é para menos, pois, como diz aquele velho ditado, a primeira impressão é a que fica. Mas muitos não sabem por onde começar, já que a moda para homens ainda é um assunto pouco explorado e conhecido pelos caras.

Pensando nisso, preparamos este artigo com alguns truques infalíveis para você dar aquele upgrade maroto no visual, se sentir mais confortável com o tema e ser alguém antenado às novidades. Acompanhe!

Diversifique seu guarda-roupa 

Que a gente se apega a uma roupa principalmente pelas lembranças que ela traz, não é novidade. Contudo, isso não pode ser motivo para usar sempre as mesmas peças ou deixar de comprar novos itens quando se tem a oportunidade. Tenha em mente que um cara moderno deve ter um guarda-roupa completo e versátil.

Afinal, dificilmente você vai conseguir se vestir da mesma forma para um trabalho formal (em um banco, um escritório de advocacia ou uma empresa, por exemplo) e para um barzinho no fim de semana com a rapaziada, não é mesmo?

Portanto, procure diversificar os itens que adquire. Em vez de pensar somente em calças jeans, considere também modelos de sarja, de alfaiataria e de moletom. No lugar de adquirir apenas camisetas básicas e de cores claras, opte por comprar aquelas com tons diferentes e modelagens variadas (longline, oversized, long tail etc.).

Além de contar com camisas sociais neutras, aposte nas versões de manga curta e com estampas que estão bastante em alta (florais e listras, principalmente). Fora as tradicionais bermudas de tactel, compre shorts e calções de outros tecidos e por aí vai.

Invista em calçados de boa qualidade

Não seja como aqueles caras que parecem ter só um par de tênis esportivo e o usam, literalmente, para qualquer momento do dia — mesmo que destoem do local ou da situação onde estão.

A gente sabe que eles são confortáveis (de verdade!), mas a realidade é uma só: os tênis devem ser usados somente na academia ou durante a prática de alguns esportes, como corrida ou ciclismo.

Fora dessas situações, é importante apostar em outros calçados! Por isso, trate de investir em diferentes modelos que complementem seu visual e combinem, de fato, com o ambiente, seja seu trabalho, uma balada, um congresso ou mesmo um casamento.

“Ah, mas eu não faço ideia de quais opções ter em casa”, você deve estar pensando. Justamente por isso, listamos alguns calçados indispensáveis para ajudá-lo a identificar por onde começar. Confira:

  • sapato social (oxford, brogue e/ou derby);
  • sapato casual (mocassim, loafer e/ou dockside);
  • bota cano médio;
  • tênis de lona;
  • sneaker;
  • alpargata.

Não abra mão de acessórios nos looks

Já falamos do seu guarda-roupa e dos seus calçados. Agora, chegou a hora de tratar de um assunto que muito marmanjo ainda acha que é exclusivo das mulheres: usar acessórios. Além de ser um pensamento para lá de equivocado, isso só faz com que você deixe de aproveitar o que tais itens podem oferecer.

Para se ter ideia, quando você curte um estilo mais casual ou se veste de forma básica no dia a dia, os acessórios dão um up no visual, deixando-o com muito mais atitude. De quebra, eles ainda transmitem sua personalidade e seus gostos ou filosofias de vida.

Portanto, deixe de bobeira e trate de inseri-los nas próximas produções! Abaixo, reunimos algumas opções que valem a pena ser adquiridas:

  • pulseiras;
  • colares;
  • anéis;
  • óculos;
  • relógios;
  • carteiras;
  • bonés;
  • chapéus;
  • mochilas;
  • toucas;
  • cintos.

Evite peças formais que não sejam do seu tamanho

Outro truque útil para você ficar sempre bem na fita é evitar aquelas peças mais formais que não sejam do seu tamanho. Os paletós, ternos e blazers são bastante comuns no cotidiano de muitos caras — especialmente daqueles que trabalham em um ambiente corporativo e vira-e-mexe estão em reuniões externas de negócios.

Se esse é o seu caso, fique calmo, meu amigo. Há uma solução simples e prática! Basta que você fique atento à costura de tais peças e escolha as que tenham modelagem slim fit. Na prática, isso significa que elas contam com um caimento ajustado ao seu corpo e não vão ficar frouxas ou largas demais (pelo contrário: até realçarão seu físico e seu porte).

Logo, não parecerá que você pegou a roupa emprestada do seu tio antes de sair de casa. Boa notícia, não é mesmo?

Não se descuide da aparência

Por fim, é claro, não dá para falar em moda para homens e só pensar no que vestir, usar ou calçar. Para ter um visual de responsa, também é preciso cuidar da aparência e estabelecer uma rotina de beleza — algo que, mais uma vez, não diz respeito só às mulheres! 

Afinal, a sua imagem transparece muito sobre você e influencia bastante na forma com que se relaciona com as pessoas ou é visto pelos demais. 

Por isso, trate de deixar sempre o corpo em forma. Exercite-se regularmente, alimente-se bem, para manter a saúde em dia, e cuide da pele, para evitar manchas e o envelhecimento precoce. Para tanto, adote, por exemplo, o protetor solar — trata-se de um item indispensável, de uso diário, e muitos homens insistem em passá-lo apenas na praia. Mas você não será um deles, certo?

Fora isso, não deixe de dar a devida atenção à barba e ao cabelo. Como proceder? Muito simples: utilizando os produtos adequados para ambos (como shampoos, condicionadores, pomadashair sprays etc.), caprichando no formato dos pelos faciais e nos penteados da cabeleira e aparando-os periodicamente, para que não fiquem volumosos ou irregulares.

Agora que você já está por dentro dos principais truques de moda para homens, basta colocá-los em prática para ficar mais bonito, estiloso e seguro com o próprio visual. Temos certeza de que fará bastante sucesso!

Curtiu nosso artigo? Se você ficou com alguma dúvida ou tem outro macete, já sabe: compartilhe com a gente nos comentários!

Escreva um comentário

Share This