Você é desses camaradas que está sempre preocupado em como se vestir bem para o trabalho? Tenho certeza de que sim! Por mais que, de uma forma geral, as empresas hoje em dia sejam mais flexíveis em relação ao dress code, é muito importante saber quais os limites impostos pelo seu ambiente de trabalho e, principalmente, qual tipo de roupa você se sente confortável usando.

Por isso, a dúvida sempre acaba surgindo, não é? Então preparamos para você, no artigo de hoje, algumas sugestões que podem ajudar a variar bastante a sua imagem, sem perder o garbo, não é mesmo, gentleman?

Acompanhe a leitura e confira como se vestir bem para o trabalho usando as peças que, com certeza, você já tem no guarda-roupa!

Dress code para todos os tipos de empresa

Para as empresas que lidam com empreendimentos mais tradicionais, como aquelas que trabalham com dinheiro, é necessário seguir regras bem clássicas quando o cara pensa em como se vestir bem para o trabalho.

O visual mais sério e elegante nesse caso seria terno e calça escuros, camisa clara por baixo e uma gravata elegante, concorda? Sapatos pretos de couro, um penteado bem alinhado e pronto: o amigo estará pronto para arrasar no mundo dos negócios.

Mas se a pegada for mais criativa, em empresas liberais, como no caso das agências de publicidade e startups, um visu autêntico, com várias doses de personalidade e acessórios, é bem-vindo, pois cria várias formas de expressão por meio da moda, já parou para pensar?

São profissionais que dão valor ao dress code que permite ir trabalhar de bermuda, já que estamos em um país quase sempre quente, com as tatuagens à mostra, barba, cabelo e bigode grandes e cheios, brincos e outros acessórios.

Como se vestir bem para o trabalho

Separamos dicas importantes para todos os segmentos afinal, estar elegante e bem vestido é obrigação em qualquer profissão, né não?

Calça jeans: estilo e versatilidade

Em empresas de vários segmentos, a boa e velha calça jeans jamais abandona os guerreiros! São boas para quem trabalha em indústria, escritório, comércio, barber shops, agências, enfim, é um ótimo exemplo de peça curinga!

Para os ambientes que pedem roupas mais formais, as camisas sociais casam perfeitamente bem, mas prefira os tons escuros para garantir um visual mais elegante, certo? Evite os blue jeans e os casuais para essas situações. Prefira os modelos slim e, se for de calça cáqui, aposte em sapatos marrons.

Para quem gosta de mocassins, o jeans mais justo fica bem elegante e fácil de combinar para qualquer ambiente de trabalho, seja tradicional ou liberal. Basta acrescentar a camisa e o blazer, de preferência de 2 botões, para uma imagem mais séria. Para o caso do ambiente menos formal, uma camisa com as mangas dobradas até a altura dos cotovelos passa uma ideia de descontração, mas com uma preocupação com a imagem, não acha?

Conforto: união entre bom senso e gosto pessoal

Use roupas que permitam liberdade de movimentos, lembrando, é claro, do ambiente em que você trabalha. Para os caras que precisam usar roupas sociais, as feitas sob medida são bem confortáveis e você mesmo pode escolher o tecido que mais lhe agradar.

Os sapatos sociais de couro legítimo são muito mais duráveis e bonitos! O couro sintético pode perder o brilho mais rapidamente, além de descascar com facilidade. Os melhores sapatos possuem forte estrutura de madeira, ou outro material, na forma, o que possibilita caminhar bastante durante o dia e não sentir o desgaste nos pés.

Lumber style: próximo dos hipsters e tão elegante quanto

Além de barbas cheias, bem aparadas e penteados repletos de mistério, o estilo lenhador também pode ser usado com muita elegância. Esses caras gostam de estampas xadrez e, assim como os hipsters, exibem suas tatuagens e bigodes modelados com pomada e bom gosto.

Usam discretas pulseiras de couro escuro, de preferência em cor preta ou marrom e, no caso dos hipsters, brincos e alargadores.

Geralmente calçam botas de grossos solados, mas, dependendo da situação, sapatos podem ser mais indicados. Seus acessórios não cabem tão bem no ambiente corporativo, mas a barba cheia e bigode voltaram a ser muito usados não só por esse estilo e, por isso, têm mais aceitação do que tatuagens, por exemplo.

O lumber style é uma excelente fonte de inspiração para quem quer deixar as madeixas na cara crescerem e manter o estilo elegante!

Estampas descoladas: do geek ao clássico

Para as camisas sociais, há bastante opção de microestamparia, com poá, temas nerds e geeks, universo indiano e, é claro, as estampas clássicas listradas e xadrez em tons de cinza. Mesmo que você não acrescente estampas coloridas e modernas em peças grandes, como camisa ou calça, não custa nada dar uma ousada e variar com uma gravata nessa pegada!

Itens coloridos passam a ideia de alegria, bom humor e ajudam a estabelecer conversas como “quebra gelo”.

Risca de giz é algo que não sai de moda! É claro que é mais usada pelos companheiros que curtem uma forma de se vestir mais clássica e tradicional, mas também se adaptam a estilos mais casuais. Basta ter criatividade.

A estampa é muito utilizada como forma de se expressar e dar um toque de personalidade para qualquer visual. Seja uma gravata do Homer Simpson ou uma jaqueta de couro do Ramones, o resultado é sempre bem a sua cara!

Viu como dá para aproveitar bastante o que você já tem em seu guarda-roupa? Provavelmente, agora sabe como se vestir bem para o trabalho, não é? Lembre-se de não exagerar na hora de montar o visual. É muito importante evitar extravagâncias e deixar constrangimento no clima organizacional. Seja para o colega que se sentiu desconfortável com o excesso ou aquele que não gostou do desleixo.

E, se gostou do texto de hoje, não deixe de conferir este outro artigo do nosso blog, no qual falamos sobre as tendências da moda masculina em 2018. Lá você fica sabendo de muita coisa bacana para incrementar sua forma de se vestir durante este ano. Abraços e até a próxima!

Escreva um comentário

Share This