Ele já foi símbolo de poder, esteve presente em importantes rostos de personagens históricos e, até hoje, é marca registrada de um estilo masculino. Sim, nosso post será dedicado exclusivamente a ele: o velho e famoso “mustache”. Apesar de muitos homens o cultivarem, boa parte não sabe como cuidar do bigode. 

Se você também porta um belo volume de pelos no rosto, mas não sabe se está mandando bem nos cuidados especiais, esse é o lugar certo. Nós separamos algumas dicas fundamentais para você caprichar na aparência e ostentar aquele merecido título de “El Bigodón”. Vamos começar? Tome nota!

Qual a importância de cuidar do bigode? 

Muita gente acha não é preciso cuidar do bigode e da barba e sai usando qualquer produto por aí. Mas, na verdade, assim como o cabelo, essas partes merecem atenção e, se devidamente tratadas, fazem toda a diferença no visual do homem.

Higienizar simplesmente com sabonete comum pode deixar os fios secos e espinhosos. Não aparar as pontas também pode deixar os pelos com uma aparência não muito legal. 

O ideal é manter a higiene, cortar os fios sempre que necessário e, indiscutivelmente, utilizar produtos específicos para barba e bigode, como shampoos, pomadas e cremes. Dessa forma, com certeza você terá muito mais brilho, maciez e volume nos pelos, além de não sofrer de pele irritada.

Quais são as dicas para cuidar do bigode? 

Aqui, separamos as etapas essenciais que você deve seguir para ter aquele bigode de respeito. O mesmo pode ser aplicado na barba também. Você vai aprender como cuidar e quais produtos podem ajudar nesse processo. Vamos lá? 

1. Dê atenção ao estilo do bigode 

O primeiro passo de como cuidar do bigode é definir qual o melhor estilo para o seu rosto. Se vai ser mais cheio ou mais fininho e se vai deixá-lo sozinho ou acompanhado da barba ou de um cavanhaque.

Veja qual se encaixa melhor em você e, se precisar de alguma referência, pode pesquisar por figuras famosas do cinema ou jogares de futebol, por exemplo. Acredite, sempre haverá um tipo perfeito para você. 

Se ainda não estiver confiante da escolha, pode procurar a ajuda de um especialista ou de uma barbearia. Assim, você pode contar com a experiência de quem conhece o assunto.

Além disso, um pouco mais a frente, vamos citar alguns exemplos de produtos que dão mais volume e brilho aos fios e que podem ser fundamentais para você cuidar do bigode sozinho também. 

2. Faça uma boa higienização 

Pode ser que você já tenha ouvido várias lendas sobre bigodes e barbas grandes, que acumulam sujeira, poeira e outras coisas do tipo. Na verdade, esses pelos no rosto podem ter uma ação totalmente contrária à essas histórias, pois, se bem cuidados, funcionam como uma proteção à sua pele.

Claramente a higienização é superimportante. Assim como não lavar o cabelo, a barba e o bigode podem apresentar uma aparência ruim se não higienizados de forma correta. 

No entanto, para ter mais eficiência ao limpar os pelos do rosto, é recomendado o uso de shampoos específicos, criados exclusivamente para barbas. Esses produtos, além de lavarem, hidratarem e nutrirem os pelos, não irritam a pele e evitam coceiras desagradáveis. 

3. Retire o excesso de pelos 

Outra dica importante de como cuidar do bigode é estar sempre atento ao crescimento dos fios. Aparar com frequência é essencial para manter o desenho, uma boa aparência e, também, dar mais força aos pelos. Por isso, reserve alguns minutos em sua semana e mãos à obra — ou melhor, mãos à tesoura. 

E, por falar em tesoura, essa é forma mais indicada para esse processo, especialmente se você pretende deixar um volume maior. As famosas maquininhas podem ser mais úteis para cuidar da barba. O bigode requer mais atenção e detalhes, por isso, esses equipamentos podem acabar com o estilo e deixá-lo muito uniforme, o que nem sempre é o ideal. 

Também é importante ter cuidado e evitar que o bigode cubra a boca, por uma questão de aparência (sem meias palavras, evitar o estilo Leôncio) e, também, por higiene. Afinal, não é legal que alimentos tenham contato direto com os pelos, não é mesmo? 

4. Faça uso dos produtos corretos

Utilizar produtos de qualidade e desenvolvidos, exclusivamente, para o bigode e para a barba é imprescindível para a saúde dos fios e para o seu visual. A pele tem papel fundamental nesse conjunto e é preciso que esteja bem cuidada também.

Imagine caprichar no mustache, mas a bochecha estar ressecada ou com marcas de irritações. Por isso, logo abaixo, separamos alguns itens que não podem faltar no armário de seu banheiro. Conheça-os!

4.1. Shave Cream 

Se a ideia é lançar um cavanhaque ou simplesmente o bigode, você vai precisar raspar as laterais e o pescoço. Mas, por favor, nada de usar espuma de sabonete para fazer isso! O Shave Cream tem uma fórmula especial, rica em óleo de amêndoas que, além de hidratar os fios, permite que a lâmina deslize facilmente, sem causar danos à pele.

Em sua formulação também há ureia, que proporciona o amolecer dos fios para o melhor barbear, além de outros ingredientes que são fundamentais para a recuperação das células da pele. 

4.2. Grooming 

Ideal para proporcionar volume e textura aos fios, o Grooming tem um poder condicionante, com provitamina B5. Ou seja, nutre e estiliza, ao mesmo tempo.

É perfeito se aplicado no cabelo, mas também pode ser um grande aliado da barba e do bigode, quando são volumosos. Consegue manter uma textura e um aspecto natural impressionantes. 

4.3. Matte Clay 

Se a ideia é ter aquele bigodão de respeito, você vai precisar de um produto que permite uma fixação duradoura. O nome mais indicado para esse objetivo é o Matte Clay.

Esse produto é nada mais nada menos que uma pomada de efeito matte, que conta com polímeros fixadores de alta performance, além da composição com cera de abelhas e candelila. Ele é ideal para penteados e modelagens especiais para seu bigode, deixando uma aparência mais opaca. 

4.4. Ultra Hold 

Essa pomada também tem o mesmo propósito de fixação. No entanto, a aparência que ela oferece é de fios mais molhados. Fácil de aplicar, a Ultra Hold sai apenas lavando com água e não deixa um resíduo sequer. Perfeita para você brincar com o bigode e deixá-lo no formato que quiser. 

Essas foram algumas dicas de como cuidar do bigode e arrebentar no seu novo visual. Sem dúvidas, o mais importante é encontrar o seu estilo ideal e investir nos kits de produtos que têm uma ação especifica para essa parte do rosto. Depois disso, basta caprichar na vestimenta, um boné da hora e pronto. Pode começar a desfilar! 

Curtiu o post? Quer saber onde encontrar tudo — e um pouco mais — para cuidar de seu cabelo, barba e bigode? Acesse nossa página e descubra um mundo completo para o seu rosto!

 

Escreva um comentário

Share This