Ter o estilo lumberjack é o desejo de muitos homens. A mistura do visual rústico do lenhador com um toque hipster demonstra segurança, autocuidado e senso de moda. Mas para isso, dois fatores são indispensáveis: uma bela camisa xadrez e uma barba saudável.

Pode parecer fácil, mas os pelos faciais também exigem atenção. Com os devidos cuidados, eles podem crescer e deixar seu visual bem mais atraente.

Quer saber como deixar a barba cheia e quais os melhores cuidados para mantê-la bonita e saudável? Confira o post que preparamos para você!

Como fazer com que a barba cresça forte e saudável?

Veja nossas dicas para fazer a sua barba de lenhador:

Espere um tempo antes de começar a aparar

Antes de tudo, você precisa deixar os pelos crescerem naturalmente. Espere, pelo menos, três semanas antes de apará-los. Eles precisam ter um bom tamanho para aí sim você começar a seguir o desenho lumberjack.

Hidrate o rosto

Quando os pelos vão crescendo, é bem provável que você sinta a região pinicando e que alguns fios encravem. A irritação se agrava se a área estiver ressecada. No entanto, coçar só vai piorar o problema e machucar seu rosto.

A hidratação é essencial para eliminar o incômodo e deixar a área propícia para o bom crescimento. Não abra mão de um hidratante para o rosto ou de um produto pós-barba, com ingredientes calmantes que aliviam a irritação.

Procure um dermatologista

Mesmo que você deixe os pelos crescerem, a barba pode apresentar algumas falhas. Portanto, apenas um médico poderá averiguar o problema e indicar a melhor solução para ele. Consulte um dermatologista e siga à risca o tratamento recomendado.

Adquira loções com minoxidil

O minoxidil é um ativo que auxilia a vasodilatação das áreas aplicadas, o que aumenta a circulação sanguínea e facilita o nascimento de novos fios. Ele funciona tanto no cabelo quanto na barba.

Embora possa facilmente ser encontrado em farmácias de manipulação, apenas o dermatologista poderá recomendar a porcentagem correta do composto na fórmula.

Para que possa fazer efeito, seu uso deve ser diário. Aplique-o na área em que deseja que os pelos voltem a crescer. O minoxidil começa a fazer efeito após meses de uso.

Biotina

Também conhecida como vitamina B7 ou H, a biotina é fundamental para a formação e o fortalecimento de cabelos, unhas e pele. Existem diversos suplementos vitamínicos com esse elemento na fórmula, pois seu benefícios ao organismo são muito amplos. No entanto, fale com o dermatologista para saber qual a melhor opção para seu organismo, a ingestão diária e por quanto tempo fazer o tratamento.

Experimente óleo de rícino

Está achando que os fios não estão crescendo devidamente? O óleo de rícino pode ajudar.

O produto, extraído das sementes da mamona, não faz com que novos pelos cresçam, mas estimula o desenvolvimento e a força em pelos quebradiços. Ele também ajuda a combater a caspa.

Por ser um óleo pesado, o recomendado é deixá-lo na barba por algumas horas e retirá-lo no banho. Também dá para passá-lo antes de dormir (com a região limpa) e lavar os fios no dia seguinte.

Quais cuidados devo ter com uma barba cheia?

Assim como os cabelos, os pelos do rosto também necessitam de atenção. Veja nossas sugestões:

Mantenha o estilo

A barba lenhador se caracteriza por ter as laterais aparadas e o centro mais cheio. Portanto, você precisa apará-la sempre que perceber que o desenho está se perdendo. Com a manutenção, seu visual continua estiloso, sem parecer desleixado.

Cuide das laterais, que crescem mais rápido, e use apenas lâminas novas.

Hidrate a barba

Além do rosto, a barba também precisa de hidratação. A poluição, os raios solares, o ar-condicionado e outros fatores ressecam os fios, o que pode ocasionar quebra e pontas duplas.

Tenha um produto específico para os fios do rosto que, além de hidratar, não vai deixar um aspecto oleoso. Um hidratante para o corpo, além de não ter ativos voltados para barba, podem deixar os fios pesados e com aparência suja.

Lembre-se: a hidratação é importante tanto nas épocas frias quanto quentes, portanto essa etapa deve fazer parte da sua rotina.

Modele os fios

Ter uma cera, gel ou óleo para modelar a barba vai deixá-la alinhada do jeito que você preferir, sem fios rebeldes. Use um pente, que vai espalhar o produto corretamente.

Tenha um kit para manutenção

Mesmo que você vá ao barbeiro constantemente, ter um kit de manutenção da sua barba vai ser uma mão na roda. Um estojo com tesoura, máquina e pente para apará-la já é o suficiente.

Use filtro solar

Sim, da mesma forma que sua pele e cabelos, a barba também sofre bastante com os raios solares. Para evitar problemas, use um filtro solar e reaplique-o durante o dia, pois a proteção se perde com as horas e o suor intenso. Procure por um produto de toque seco, que não vai deixar os pelos oleosos.

Quais produtos são mais indicados?

Agora que sua barba já está cheia, é preciso mantê-la bonita e saudável. Para isso, alguns produtos de uso diário são necessários. Veja:

Shampoo

Limpar sua barba diariamente é necessário. Poeira, comida e outros resíduos vão ficar presos nos pelos, o que pode acarretar a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, o ressecamento costuma causar caspa. Lave os fios sempre ao acordar, após as refeições, depois do sexo e antes de dormir.

O shampoo para barba tem o PH equilibrado e componentes leves, ideais para a limpeza da área e ajuda até na higiene da pele. Se a caspa persistir, use um específico para o problema e consulte um dermatologista.

Condicionador

O condicionador é importante para a beleza dos cabelos e da barba. Da mesma forma que o shampoo, há um produto específico para a região. Ele sela as cutículas, mantém os fios macios e hidratados.

Ao contrário do shampoo, você não precisa usar o condicionador diariamente. Três vezes na semana são suficientes para manter a barba sedosa.

Pomada

A pomada contém ceras e manteigas que modelam os fios. O aspecto é de uma barba natural, sem brilho. Por ser mais densa, ela modela os fios rebeldes, que ficam no lugar o dia inteiro.

Óleo

O óleo para barba é uma mistura de óleos vegetais de rápida absorção pelos fios. Ele retém a hidratação dos fios, evitando que a água saia com facilidade. Além disso, deixam os fios macios, fortes, sem aspecto ressecado e pontas duplas.

Quando for adquiri-lo, observe se na composição há óleo mineral ou parafina. O ideal é que tenham apenas compostos vegetais, pois o risco de alergia é menor. Quanto maior for a barba, mais gotas você pode usar.

Ter um visual lenhador não é apenas deixar os fios crescerem, ele exige cuidados. Hidratação, manutenção e higiene são fatores essenciais para manter os pelos do rosto bonitos e saudáveis. Agora que você já sabe como ter uma barba cheia, não deixe de pôr em prática as dicas deste post!

Gostou das nossas ideias? Tem mais alguma sugestão? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Escreva um comentário

Share This