Se tem uma coisa que pode acabar com qualquer festa ou com aquele churrasquinho de final de semana, é cerveja quente. Ninguém merece, ainda mais no calor, concorda? Porém, nem sempre dá para planejar tudo certinho ou pedir para os convidados já levarem as bebidas geladas, por exemplo.

Nesses casos, o jeito é esperar chegar na temperatura ideal para estalar a primeira garrafa. Mas relaxa! Depois de ler este texto, pode ter certeza de que ninguém vai precisar aguardar muito tempo para gelar cerveja na sua festa. 

Separamos algumas dicas infalíveis de como acelerar esse processo. Confira as técnicas e surpreenda os amigos. Podemos começar? 

Saiba como gelar cerveja em poucos minutos

Para conseguir refrigerar a bebida rapidamente, algumas dicas ajudam. Acompanhe a seguir.

Água, sal e gelo 

Se você não acredita, tem que testar para ver. De tão simples que é e com uma eficiência impressionante, parece até mentira que funcione tão rapidamente. Mas a explicação é pura ciência (olha que beleza! ainda vai dar para bancar o cientista no meio da festa). O sal tem como propriedade baixar a temperatura da água, que se congela ligeiramente. 

Uma porção ideal é de 500 gramas de sal para cada litro de água. Jogue a mistura sobre o gelo, as garrafas ou latas e, em questão de poucos minutos, suas cervejas estarão geladinhas.

Outra técnica que também funciona é jogar apenas um pouco de sal grosso por cima das pedras de gelo. Impressionantemente, tudo se junta em um só bloco de água congelada. 

O indicado é aplicar essa mistura sempre que notar que a temperatura do cooler estiver aumentando, e o gelo, derretendo. Ah, e no caso de latas, sempre jogue água para a borda não ficar salgada. 

Água, sal e álcool 

Se você é daqueles para os quais um minuto a menos faz toda a diferença, pode tentar essa outra técnica para gelar cerveja. A mistura é basicamente a mesma da primeira dica, porém com um potencializador: o álcool.

Ele tem o mesmo efeito que o sal na hora de diminuir a temperatura. Ou seja, com os dois juntos, o processo tende a ser ainda mais rápido. 

No cooler ou no isopor, arrume as bebidas, ponha o gelo e aplique os ingredientes. Acredite! Em cerca de 3 minutos, já é possível perceber o efeito. 

Panela de pressão 

Sim, pode parecer estranho, mas é possível gelar cerveja usando uma panela de pressão. Essa técnica é surpreendente, pois em menos de 1 minuto já dá para abrir a latinha e degustar sua bebida. 

Tudo bem que, dessa forma, você consegue gelar, no máximo, umas duas latas por vez. Mas, pela velocidade e facilidade da técnica, vale o esforço.

Bom, para fazer é super prático. Você vai utilizar a mesma receita, tanto do primeiro como do segundo tópico, colocar na panela, vedar e sacudir por, pelo menos, 40 segundos. Não é mágica! Pode testar e tirar suas próprias conclusões. 

Guardanapo molhado 

Outra técnica de gelar cerveja mais rápido é um pouco mais comum e não precisa de nenhuma receita especifica. Basta envolver a lata ou a garrafa em um guardanapo e colocá-la na água corrente. Quando estiver encharcada, deixa-a em um freezer e aguarde cerca de cinco minutos. Prontinho! Cerveja gelada do jeito que o povo gosta! 

A explicação desse processo também é muito simples. O papel molhado cria uma superfície de contato que faz uma troca de temperatura com o ambiente externo, nesse caso, o congelador. 

Há quem use também papel-toalha ao invés do guardanapo, o que também funciona. Porém, o congelamento é mais rápido com este último, já que ele é mais fino. 

Serpentina 

Esse material era muito comum na década de 70 e 80 para gelar cerveja em festas e bares. O processo é básico: o líquido passa por dentro de uma espiral de cobre ou alumínio, mergulhado em uma bacia de gelo.

Se você associou essa técnica à de uma chopeira, está correto. Esses equipamentos ainda são usados para servir chope. Porém, hoje em dia, algumas lojas vendem produtos similares com os quais você não precisa investir em um barril.

Ou seja, basta abrir garrafas ou latas (quentes mesmo) e bombear. Pode ficar tranquilo que, na bica, a cerveja vai sair geladíssima! 

Além de você não precisar esperar nada para gelar, ter algo assim dá um charme a mais na sua festa, concorda? 

Rotação no gelo 

Outra técnica infalível para gelar cerveja (e surpreender os convidados) é a chamada rotação no gelo. Como o próprio nome já sugere, basta girar a garrafa ou a latinha em um recipiente com bastante gelo a uma velocidade baixa. Essa técnica pode parecer um pouco trabalhosa, mas os resultados são reais.

Ainda que demore um pouco mais do que as dicas anteriores, esse processo é bem mais ligeiro do que simplesmente colocar a cerveja no congelador e esperar.

E a explicação é simples: ao girar a embalagem, com a água e com o gelo, aumenta-se a superfície de contato e isso faz com que a bebida gele mais rapidamente. 

Spin chill 

Nossa última dica de como gelar cerveja é para impressionar, de vez, todos os seus convidados. Essa ferramenta foi desenvolvida, exclusivamente, com essa finalidade. Basta acoplar o spin chill a uma lata ou a uma garrafa que ele vai girar entre o gelo em uma velocidade que não seria possível somente com as mãos. São só 4 ou 5 minutos e pronto!

E não pense que isso é só privilégio para quem mora lá fora, não. Aqui no Brasil, é possível encontrar o Spin Chill em lojas de eletrodomésticos ou em lojas on-line. Para quem sempre faz festa, é uma boa ter um produto desses em casa. 

Essas foram algumas dicas de como gelar cerveja e não deixar ninguém esperando um tempão para beber aquela gelada na sua festa. Agora, é só provar que você tem uma solução para o problema e deixar os amigos de boca aberta. 

Gostou do post? Quer mais algumas dicas surpreendentes? Então curta a nossa página no Facebook!

 

Escreva um comentário

Share This