Quando o assunto da roda são os cuidados com a pele, especialmente a do rosto, vários caras desconversam, alguns assumem não se preocupar com isso e outros até têm interesse em saber mais a respeito, mas ficam com medo do que os amigos vão falar. Pois é, meu camarada, mesmo em pleno século XXI ainda há muito marmanjo que bate no peito e diz que esse assunto é coisa de mulher, que homem só deve se preocupar com cabelo e barba.

Porém, a verdade é que esse discurso é papo furado e, assim como elas, nós também temos que nos preocupar com o nosso corpo para ter uma aparência maneira e principalmente evitar problemas de saúde, que têm assolado cada vez mais gente.

Por essa razão, reunimos neste post algumas dicas de cuidados que você pode seguir sem dificuldades e, de quebra, contamos o porquê de eles serem importantes. Acompanhe! 

Não descuide da limpeza diária da pele

A primeira delas é não abrir mão da limpeza diária da pele. Sim, a gente sabe que depois de um dia cansativo tudo o que você quer é cair na cama e só acordar na manhã seguinte. No entanto, não se deixe vencer pelo cansaço!

Isso porque ao longo do dia sua pele é exposta a poeira, fumaça, poluição e uma série de outros elementos e impurezas nas ruas e acaba acumulando tudo. Para completar, ainda há a oleosidade e o suor produzidos pelo próprio corpo.

Essa mistura cria uma camada sobre a sua face que tampa os poros e provoca tanto o aumento do sebo natural quanto o número de cravos e espinhas. Daí o resultado é fácil de imaginar: você deixa de ter um rosto lisinho e passa a ter um cheio de acne, inflamações e cicatrizes. 

Já no corpo, o efeito dessa camada é proporcional ao nível de sujeira. Quanto maior ele for, mais manchas vão aparecer e odores nada agradáveis vão se formar. Ou seja, diga adeus à paquera, porque nenhuma mulher vai querer chegar perto de você!

Portanto, tenha uma rotina diária de banho e sempre higienize o rosto com um sabonete desenvolvido especificamente para a área. Vale ressaltar que se você tem a pele bastante oleosa pode lavá-la de manhã, no horário do almoço e à noite, antes de dormir. Assim, dá para controlar a oleosidade e não ficar com a pele brilhando e grudenta.

Invista em um protetor solar

Fora dar mais atenção à limpeza da pele, é fundamental usar um bom protetor solar — e não, nós não estamos falando de quando você vai à praia. É que, infelizmente, ainda há uma galera que acha que esse produto é indicado apenas para essa ocasião, mas isso é um baita engano!

Afinal, sempre que saímos de casa durante o dia para ir ao trabalho, à faculdade ou mesmo a um rolê com os amigos, por exemplo, somos expostos ao sol. Para completar, são poucos os caras que se preocupam com isso e, em especial, protegem-se adequadamente para evitar a ação dos raios UVA e UVB.

Como resultado, é comum ver vários homens com marca de camiseta nos braços, da alça do chinelo nos pés e da bermuda nas pernas — algo que, visualmente, é bastante desconfortável e que chama a atenção toda vez que eles precisam tirar a roupa. Porém, essa ainda não é a pior parte, viu?

Isso porque quando você age da mesma forma, acaba expondo também a pele do rosto, que é muito mais sensível, aos raios solares. A princípio, pode parecer algo simples e sem importância, mas a longo prazo você vê o resultado desse péssimo hábito: envelhecimento precoce, manchas, queimaduras e desenvolvimento de uma série de doenças (queratose actínica, melasma e, inclusive, melanoma — o famoso câncer de pele).

Portanto, pare de marcar bobeira e use protetor solar não apenas para as áreas do corpo que estão descobertas (braços, pernas, pescoço e pés), como também para a face. Tenha em mente que esse hábito é muito mais do que simples vaidade, é uma questão de saúde!

Ah, e vale lembrar que sempre é preciso reaplicar o produto antes de sair novamente para as ruas ou depois de transpirar bastante, certo?

Faça uma esfoliação semanal

Fora o que já foi citado, não deixe de fazer uma esfoliação semanal. A razão disso é que esse procedimento intensifica a limpeza da pele removendo não só as impurezas, como também as células mortas.

Dessa forma, você auxilia no processo de renovação, o que ajuda a suavizar marcas e cicatrizes, como aquelas que você conseguiu durante a pelada do fim de semana. Porém, atenção: nada de fazer mais do que uma esfoliação por semana, pois isso pode deixar o seu corpo e, em especial, seu rosto sensíveis e até provocar irritações. 

Use um tonificador

Uma quarta dica de cuidados com a pele é especial para aquela rapaziada que, mesmo após o fim da adolescência, ainda lida com problemas de acne: utilize o tônico facial depois da higienização diária da pele. 

Esse cuidado extra vai garantir uma limpeza mais profunda nos poros e, dessa maneira, reduzir o acúmulo de sebo, que provoca o ciclo sem fim de cravos e espinhas.

Lembre-se de hidratar a sua pele

Por fim, lembre-se de hidratar a sua pele pelo menos uma vez a cada 15 dias. Esse é um cuidado simples e que pode ser feito tanto com produtos vendidos em farmácias quanto com misturas caseiras (com abacate, mel e chá de camomila, por exemplo).

O motivo disso é que manter a hidratação do rosto é fundamental para reduzir o ressecamento, evitar o surgimento de rugas com a idade e aumentar a produção de colágeno, o que diminui a flacidez da face e do pescoço e evita a famosa papada. 

Sem falar, é claro, que a sua pele fica muito mais lisa e macia — algo que, sem dúvidas, vai chamar a atenção da sua paquera e contar pontos positivos na hora de conquistá-la!

Agora que você já manja dos paranauês quando o assunto é cuidar da pele, não se esqueça: coloque todas as nossas dicas em prática! Afinal de contas, elas não servem apenas para deixá-lo mais bonitão e atraente, mas também para evitar problemas capazes de afetar (e muito!) a sua saúde e o seu bem-estar.

Se você adota outros cuidados com a pele fora os citados neste post, aproveite e compartilhe com a gente nos comentários!

 

Escreva um comentário

Share This