As pomadas de cabelos são produtos muito utilizados para modelar os fios e fazer penteados. Elas são ainda mais populares entre os homens, que querem deixar o visual mais definido e texturizado. O fato é que existem muitos tipos de pomada para cabelo. Ao mesmo tempo que isso é um ponto super positivo, pode se tornar um problema se você não souber escolher o produto certo para sua realidade. 

Para facilitar sua escolha, vamos explicar quais são as principais características desses e de outros produtos, além de ajudá-lo a identificar o melhor tipo para o seu cabelo. Continue a leitura e acompanhe!

Diferença entre a pomada e os outros produtos

Além das pomadas, existem outros produtos que podem ser utilizados para modelar penteados. Cada um tem finalidade e características diferentes. É preciso entender como cada um funciona para saber qual escolher.

Pomada

As pomadas são bastante versáteis, pois podem ser encontradas em diferentes versões. Geralmente, são feitas à base de óleo, mas também podem ser à base de água e até em pó, podendo ser usadas em qualquer tipo de cabelo. Elas têm consistência média, não são muito espessas e nem fluidas. 

Uma das principais vantagens das pomadas é que você pode escolher o acabamento e a textura de sua preferência, podendo ficar com os fios bem brilhantes, opacos ou mais naturais.

Gel

O gel tem consistência mais fluida, porém, depois do contato com o cabelo, ele acaba secando e, na maioria das vezes, deixa os fios bem duros, algumas vezes com aspecto pouco natural. É um produto de alta fixação e que deixa o cabelo com bastante brilho e aspecto molhado.

Ele costuma ser bastante popular, pois é um dos produtos mais acessíveis e que está no mercado a bastante tempo. Então, é uma das opções mais conhecidas.

Cera

Geralmente, as ceras têm uma consistência um pouco mais espessa em relação às pomadas, mas a principal diferença é que são feitas a partir de ceras naturais, normalmente de abelhas. Isso faz com que o produto acabe tratando um pouco o cabelo, além de deixá-lo com mais brilho.

Ela tem uma fixação média e flexível, ou seja, você pode ir remodelando o cabelo ao longo do dia. É indicada para topetes e cabelos mais curtos ou aqueles penteados que não precisam estar tão firmes.

Mousse

O mousse é um produto com textura de espuma que deixa os fios mais opacos e dá bastante volume ao cabelo. Por isso, é bastante indicado para quem tem cabelo fino e ralo. Ele costuma ser bastante hidratante e também ajuda a controlar o frizz. Também é recomendado para quem quer modelar um pouco os fios, pois pode ser usado antes do secador. 

Spray

O spray é um produto tão versátil quanto as pomadas, pois é possível escolher seu grau de fixação. Além disso, há a vantagem de existir mais de um tipo: seco e úmido. É um dos mais indicados para penteados muito estruturados, desde que a opção escolhida seja o spray de alta fixação.

Principais tipos de pomada para cabelo

Existem alguns tipos de pomada para cabelo que servem para diferentes tipos de fios e proporcionam acabamentos e texturas diferentes. É possível encontrá-las nos acabamentos molhado (ou brilhante) e matte. Descubra qual a melhor opção para você:

À base de óleo

As pomadas à base de óleo são as mais comuns. Elas também costumam ter um pouco de cera em sua composição. São mais indicadas para quem tem cabelos cacheados, crespos ou fios mais grossos e secos, já que o óleo ajudará a hidratá-los, além de facilitar na hora de modelar.

À base de água

As pomadas à base de água são mais secas que aquelas à base de óleo. Por isso, são indicadas para quem tem cabelo mais fino, ralo ou um pouco oleoso. Por causa de sua textura, esse tipo de pomada oferece mais volume aos fios. 

Pó modelador

Em um primeiro momento, pode parecer estranho existir uma pomada em pó, mas essa é uma versão bastante popular. É o tipo mais indicado para quem tem o cabelo bastante oleoso, pois ajuda a controlar a oleosidade e seu acabamento é bastante seco.

Esse é o tipo de pomada para cabelos que normalmente tem melhor fixação, deixando os fios mais duros e com pouco ou nenhum movimento.

Dicas para aplicar a pomada no cabelo

Depois de descobrir qual o melhor tipo de pomada para seu cabelo, é preciso saber como aplicá-la. Cada versão tem diferentes instruções de aplicação. Assim, é importante ler o rótulo antes de usar. Porém, no geral, existem algumas dicas coringas que podem ajudá-lo a aplicar qualquer pomada. Acompanhe:

Aplique aos poucos

A dica mais importante em relação à aplicação de pomadas para cabelo é ir com calma e aplicar aos poucos. Utilize uma quantidade pequena de produto, espalhe bem e veja se precisa de mais. Se sim, aplique mais um pouco, espalhe novamente e vá fazendo esse processo até achar que está bom.

Essa é a melhor maneira de deixar seu cabelo exatamente do jeito que você quer. Se você colocar uma quantidade muito grande e achar que precisava de menos, será muito mais difícil retirar o produto do que colocar mais caso ache que está faltando. 

Comece pela raiz

Outra dica bastante útil é começar a aplicação pela raiz e ir espalhando a pomada ao longo do cabelo. Dessa forma, o produto é aplicado de forma uniforme em todo o comprimento do fio, além de ser o movimento mais fácil de espalhar, facilitando até a modelagem.

Utilize xampu antirresíduos 

Qualquer produto usado no cabelo, por mais benéfico que seja, precisa ser removido completamente após o uso, e com as pomadas não é diferente. No caso das que são à base de óleo e das pomadas em pó, a remoção pode ser um pouco mais difícil. Por isso, o ideal é que sejam usados xampus antirresíduos, que fazem uma limpeza mais profunda e evitam que sobrem resquícios de produto no cabelo.

Se usadas da forma correta, as pomadas serão suas grandes aliadas e farão toda a diferença em seu visual. Esse é um produto que vale muito o investimento, independente do seu tipo de cabelo. Se gostou de conhecer os principais tipos de pomada para cabelo, entre em nosso site e conheça a Matte Hair Clair Pomade.

Escreva um comentário

Share This