Você quer manter uma boa aparência todos os dias, mas a sua rotina é corrida e o tempo disponível para cuidar do cabelo é curto? Saiba que alguns produtos disponíveis no mercado foram criados especialmente para ajudá-lo nessa empreitada. Um desses produtos é a pomada modeladora e é sobre ela que vamos falar neste post.

A pomada é um dos itens mais utilizados pelos cabeleireiros para finalizar o corte de cabelo. É por isso que muitos homens saem da barbearia satisfeitos com o resultado, mas depois da primeira lavagem se decepcionam por não conseguirem deixar os fios do mesmo jeito. Mas, com os produtos certos, manter um visual impecável todos os dias é totalmente possível — e nem é tão complicado.

Quer saber quais são os benefícios de usar a pomada modeladora? Continue lendo este post!

O que é a pomada modeladora?

A pomada modeladora é um tipo de finalizador cuja função é fixar penteados e melhorar o aspecto dos fios. Existem vários tipos de produtos finalizadores — além da pomada, os mais populares são o gel e a cera. Neste tópico, vamos apresentar algumas diferenças entre eles.

O gel é o mais antigo e conhecido dos produtos masculinos para cabelo. Ele deixa um aspecto molhado e enrijece os fios, deixando o penteado bem fixo. Frequentemente, leva álcool em sua composição e, por isso, pode ressecar o cabelo e deixá-lo quebradiço.

A cera é uma pasta bem densa e dura. Não marca o penteado tanto quanto o gel e, geralmente, não tem uma fixação tão forte. Além disso, pode deixar o cabelo com um aspecto “ensebado”.

Já a pomada tem a textura de um creme bem grosso e pegajoso. Apresenta alta fixação e é fácil de aplicar e espalhar. Ela não deixa o aspecto oleoso e promove um acabamento mais natural em relação aos outros produtos. Além disso, você garante a duração do penteado ao longo de todo o dia.

Como aplicar esse produto?

Quer saber como usar a pomada modeladora do jeito certo e testar os penteados mais estilosos? Confira nossas dicas!

Escolha a pomada ideal para atingir o resultado desejado

Existem diferentes tipos de pomada no mercado. Algumas, por exemplo, deixam um acabamento molhado, assim como o gel — ideal para penteados clássicos. Existem também as pomadas com efeito matte, ou seja, opaco e seco, para quem não curte muito brilho no cabelo.

Utilize as pontas dos dedos e distribua o produto em todo o cabelo

Para fazer a aplicação, pegue uma pequena quantidade do produto com a ponta dos dedos, espalhe e distribua bem em toda a extensão do cabelo. Apenas evite passar a pomada muito próxima ao couro cabeludo, para evitar a oleosidade nessa região.

Não exagere na quantidade

Se, com a primeira aplicação, você achar que o resultado ainda não está satisfatório, vá pegando mais pomada — sempre em pequenas quantidades — e aplicando até chegar ao visual que você quer. Assim, você não perde o controle e não corre o risco de exagerar.

Modele os fios da forma que preferir

Depois de aplicar o produto, é só modelar os fios do jeito que você quiser. Para valorizar o seu corte de cabelo, aplique o produto e faça movimentos leves em direção às linhas do corte. Você também pode optar por um visual mais bagunçado ou ajustar as mechas em um penteado mais alinhado e estruturado.

Aplique o produto nos cabelos secos ou úmidos

Se o seu cabelo for cacheado, aplique o produto quando ele estiver seco. Se for liso ou ondulado, prefira aplicar nos fios úmidos. Essa dica é importante para que o produto tenha uma boa aderência ao cabelo e a modelagem seja mais fácil e eficiente.

Quais são os benefícios da pomada modeladora?

Agora que você já sabe o que é a pomada, quais as diferenças entre ela e outros finalizadores e qual a forma correta de aplicá-la, vamos apresentar quais são os benefícios de apostar nesse produto no seu dia a dia e em qualquer ocasião.

Deixa o cabelo do jeito que você quer o dia todo

Como já mencionamos, a pomada permite que você arrume o cabelo no formato que você quiser, seja em visuais mais modernos ou mais clássicos. Além disso, o produto garante a duração do penteado ao longo de todo o dia.

Proporciona um aspecto saudável aos fios

Se o seu cabelo for seco, os elementos presentes na composição da pomada equilibram as suas características, proporcionando um brilho natural e saudável, mas sem deixar um aspecto excessivamente oleoso.

Mas, se o seu cabelo for naturalmente mais oleoso, a pomada de efeito matte é um ótimo recurso para diminuir o brilho dos fios.

Possibilita diferentes texturas

O uso da pomada possibilita a criação de diferentes texturas no seu cabelo, de forma suave e natural ou mais estruturada. Você pode, por exemplo, fazer com que ele pareça mais volumoso, deixá-lo mais liso ou realçar as ondas dos fios. Use a sua criatividade!

Esconde os fios rebeldes

Sabe aqueles dias em que você acorda com o cabelo cheio de frizz — que são aqueles cabelos que ficam espetados — ou fios rebeldes impossíveis de domar? Esse produto é um ótimo recurso para assentar esses fios, além de suavizar a aparência de cabelos arrebentados ou de pontas duplas. Ou seja, a pomada consegue deixar tudo no lugar.

É prática e perfeita para todos os momentos

A pomada é um produto muito versátil, prático e fácil de aplicar. Além disso, é indicada para todos os tipos de cabelo. Você pode usá-la tanto no dia a dia, para ir ao trabalho, por exemplo — e deixar o cabelo apresentável, sem fios rebeldes —, ou para fazer penteados mais complexos, perfeitos para ocasiões especiais.

Como apresentamos ao longo do texto, a pomada modeladora apresenta vantagens em relação a outros finalizadores — não deixa um aspecto oleoso e nem resseca demais os fios, por exemplo. Agora que você já conhece todos os benefícios e aprendeu as melhores dicas de uso, basta encontrar a pomada ideal para você.

Como esse produto é utilizado em pequenas quantidades, vale a pena priorizar a qualidade. A Baboon oferece um kit com duas pomadas diferentes: a Matte Clay, para quem prefere um acabamento opaco, e a Ultra Hold, para penteados com efeito molhado. Experimente!

Escreva um comentário

Share This