Se você é do tipo de homem que prefere manter o rosto liso, sabe da importância dos cuidados com a pele no pós-barba. O uso da lâmina pode acarretar ressecamento, pelos encravados e até mesmo foliculite. Portanto, prevenção é essencial.

Além do pós-barba, é essencial cuidar do rosto. Neste post, você vai conhecer os 4 tipos de pele e 6 dicas simples para mantê-la bonita e saudável após a lâmina. Confira:

Quais são os tipos de pele?

A derme pode variar de 4 maneiras:

Seca

Não consegue reter a água suficiente para manter a pele hidratada, portanto, tem um aspecto ressecado e opaco, além de envelhecer mais rapidamente que os outros tipos. Pode ser um pouco áspera, coçar, apresentar descamação e ser mais sensível à irritação.

A pele seca precisa de hidratantes potentes, além de bastante filtro solar, pois tende a sofrer mais com agressões externas. O sabonete para a limpeza do rosto deve ser específico, pois limpa de forma mais sensível. Sol e cigarro são proibidos.

Normal

É a pele balanceada, que não sofre nem com excesso de oleosidade, nem com ressecamento ou sensibilidade. Os poros têm tamanho normal, a cor é uniforme e não há cravos.

Por ser o tipo de pele ideal, não exige muitos cuidados, apenas uma hidratação leve, limpeza com sabonete de PH neutro e, claro, filtro solar.

Mista

A oleosidade fica concentrada na zona T (testa, nariz e queixo). Bochechas costumam ter a textura normal a seca. Nas áreas oleosas, os poros são mais abertos e pode haver cravos.

Deve haver uma limpeza com produtos que controlem a oleosidade, mas não ressequem as outras partes do rosto. Além disso, usar filtro solar de toque seco.

Oleosa

Ocorre com a superprodução de sebo em todo o rosto, que pode ser causada tanto por fatores biológicos (puberdade, genética e hormônios) quanto psicológicos (estresse). Apresenta acne com facilidade, brilho excessivo e poros bem visíveis.

A pele oleosa necessita de cuidados bem específicos, já que qualquer produto inadequado pode acarretar o aparecimento de cravos e espinhas. Deve-se lavar o rosto duas vezes ao dia (manhã e noite), usar protetor solar de toque seco e hidratantes não comedogênicos, que não entopem os poros.

A derme pode variar com o tempo. Com o envelhecimento, por exemplo, uma pele normal ou mista pode se tornar seca. Além disso, ela varia em determinadas áreas: você pode sofrer com um rosto oleoso e ter pernas e pés secos. Portanto, os hidratantes devem ser separados.

Quais os melhores cuidados com a pele no pós-barba?

Veja 6 dicas fáceis para manter a pele bem-cuidada após o uso da lâmina:

1. Esfolie o rosto

A esfoliação é o uso de produtos levemente abrasivos para remover células mortas da pele. No dia seguinte à remoção dos pelos, passe um esfoliante e faça movimentos leves e circulares por todo o rosto.

2. Use produtos pós-barba

Géis, loções e cremes pós-barba têm ativos anti-inflamatórios que acalmam a pele, evitam a irritação e cicatrizam eventuais cortes da lâmina. Além disso, são hidratantes, diminuindo a coceira.

Certifique-se apenas de que o produto não contenha álcool, pois resseca a pele.

3. Lave o rosto com água fria

A água fria é ideal para banho e limpeza da pele. Ao contrário da quente, ela contrai os vasos sanguíneos e os poros, diminuindo a produção de sebo e evitando sangramentos.

4. Use filtro solar

Se o uso do protetor já é essencial no dia a dia, imagine no pós-barba, quando a pele está mais sensível. Caso contrário, o sol pode resultar em irritação, vermelhidão e ressecamento.

5. Hidrate a pele

O uso do hidratante é essencial para manter a pele saudável e com a quantidade de água necessária. Para saber qual o produto ideal, é necessário conhecer seu tipo de pele (volte à lista no início do texto e, pronto, problema resolvido).

6. Consulte um dermatologista

Mesmo com tantos cuidados, é possível que sua pele continue apresentando ressecamento, foliculite e até acne. Apenas um profissional poderá diagnosticar o problema e receitar o tratamento correto. Portanto, não deixe de conversar com um dermatologista.

Gostou das nossas dicas de cuidados com a pele no pós-barba? Tem mais algum truque? Deixe seu comentário aqui no post!

Escreva um comentário

Share This