Você sai do barbeiro com uma barba desenhada impecável e sempre se pergunta como poderia manter esse visual por mais tempo. Mas seus pelos parecem começar a perder o desenho assim que você põe os pés para fora da barbearia? 

Em tempos nos quais a aparência dos homens também tem sido muito valorizada, cuidar do visual tornou-se essencial não apenas para as relações pessoais, mas para a vida profissional.

Nesse contexto, deixar o cabelo mal arrumado e a barba com aspecto desleixado não é nada legal — e pode interferir negativamente na forma como as pessoas o enxergam. Os pelos precisam estar minimamente bem cuidados até em uma barba estilo lenhador, certo? 

Mas, como sabemos que não é viável frequentar o barbeiro todos os dias, selecionamos 5 dicas para você fazer uma barba bem desenhada em casa — ou manter por mais tempo o trabalho do barbeiro. Confira!

1. Use uma toalha ou água quente para barbear

Nas barbearias, geralmente, são colocadas toalhas quentes no rosto dos clientes antes de se começar a barbeá-los. Mas você sabe por qual motivo? A temperatura quente da toalha facilita a abertura dos poros e dá uma “amaciada” no pelo.

Isso torna o processo de barbear muito mais fácil. Para realizar tal procedimento em casa, você também pode utilizar esse truque, umedecendo um pouco a toalha e colocando-a no micro-ondas por uns dois minutos.

Se não quiser fazer dessa forma, passar um pouco de água quente — do chuveiro, por exemplo — no rosto também funciona, assim como barbear-se logo depois do banho. A água quente, aliás, pode ser usada ao longo de todo o processo, a cada passada de lâmina.

2. Não abra mão dos produtos de barbear

Se você deseja um resultado de barbearia em sua casa, mas não quer ver sua pele irritada e vermelha, não use sabonete para se barbear. Existe uma imensa variedade de produtos no mercado, mas um bom “shave cream” (ou creme de barbear) já dá conta do recado.

O shave cream, além de hidratar a pele e protegê-la de irritações, amacia os fios e faz com que a lâmina deslize muito mais fácil. Isso evita que você cometa erros na hora de desenhar sua barba, por exemplo.

3. Aprenda a fazer as linhas de sua barba desenhada

Fazer o desenho das linhas da barba é a fase que demanda um cuidado maior, para não haver o risco de deixá-la torta, assimétrica ou com um formato estranho. Muitos homens se sentem inseguros para fazer isso em casa, mas vamos apresentar alguns truques que facilitam essa tarefa.

Para definir o contorno, faça as linhas com um aparador de barba sem o pente. Se você não tiver um desse em casa, utilize um aparelho de barbear com uma lâmina só, para facilitar o desenho. Aqui vão as dicas para cada linha do rosto:

Linha das bochechas

Imagine uma linha reta, da altura da orelha — respeitando as costeletas — até o final do bigode. Dependendo do seu gosto ou do formato natural de sua barba, esse contorno pode ser mais quadrado ou mais arredondado. Além disso, certifique-se de que os dois lados estejam simétricos.

Linha do pescoço

Estabeleça um limite de aproximadamente dois centímetros acima do pomo de adão e faça o contorno um pouco abaixo da mandíbula. Acompanhe seu formato até chegar à linha abaixo dos lóbulos das orelhas, cobrindo todo o ângulo do maxilar.

É importante não deixar a barba nem muito baixa, para não parecer que você tem um “papo”, nem muito alta, para não dar a impressão de um queixo duplo.

Linha das costeletas

Desenhe a parte externa da costeleta, ou seja, a que fica mais próxima da orelha. Faça uma linha reta desde a parte superior da costeleta até chegar à linha do pescoço, que foi feita anteriormente. Você pode optar por arredondar esse ângulo entre a linha do pescoço e da costeleta ou por deixá-lo reto.

4. Ou apenas siga o desenho feito pelo barbeiro

Se você prefere ir à barbearia para garantir um bom resultado, não significa que precisa voltar ao profissional sempre que os pelos começarem a crescer. É possível fazer a manutenção da barba em casa, em um intervalo que varia de acordo com a velocidade de crescimento de seus pelos.

Para tanto, basta seguir os contornos feitos pelo barbeiro e utilizar a lâmina para eliminar os fios que estão crescendo fora do lugar. Assim, você vai precisar ir à barbearia para renovar o desenho em um espaço de tempo bem maior.

Após a etapa do contorno, chegou o momento de diminuir o volume da barba, aparando os pelos. Isso pode ser feito com um aparador de barbas — a dica, aqui, é começar com um pente maior e ir diminuindo até chegar ao tamanho que você deseja.

Se não tiver a máquina à disposição, isso pode ser feito com uma tesoura. Mas fique atento a alguns detalhes: se sua barba for mais volumosa no queixo ou em outra região, repare se não ficaram fios espetados para fora e apare-os da forma mais reta possível.

O bigode também merece atenção especial. Não se esqueça de aparar bem as pontinhas, com uma tesoura, para não deixar que os pelos ultrapassem a linha do lábio.

5. Finalize da maneira correta

Para finalizar sua barba desenhada, use talco ou uma toalha para retirar os pelos que ficaram na pele. Além disso, enxágue com bastante água fria para fechar os poros. Faça movimentos circulares, com a mão, para ativar a circulação e relaxar a região. Por último, utilize um produto pós-barba para aliviar a pele, recuperá-la e hidratá-la.

Com esses truques, você finalmente vai conseguir manter o visual de barbearia — aquela barba impecável e bem cuidada — por muito mais tempo, sem precisar ir ao profissional a cada vez que os fios começarem a crescer. É só separar um tempo para isso algumas vezes por semana, lançar mão dos produtos certos e praticar.

Quer saber mais sobre barba desenhada ou outros temas relacionados? Então, acompanhe a gente no Facebook e no Instagram para não perder nenhuma de nossas postagens!

Escreva um comentário

Share This