Nem todo homem sabe como fazer cavanhaque — ainda que este seja um desejo de muitos. No entanto, vale a pena observar que este não precisa ser um privilégio somente daqueles que ostentam muitos pelos.

Há diversos tipos de cavanhaque que se encaixam em diferentes formatos de rosto. O  importante é descobrir em que categoria você se enquadra e, principalmente, como cuidar bem desse seu novo “amigo”.

Quer saber mais sobre como fazer o cavanhaque perfeito e ficar com uma aparência irresistível? Então, continue a leitura deste post e aproveite todas as dicas que preparamos especialmente para você. Confira!

Quais são os tipos de cavanhaque ideais para cada tipo de rosto?

Antes de saber como fazer o cavanhaque, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes, como os traços do seu rosto e o volume da barba, para descobrir qual das opções é a que mais combina com o seu perfil.

O modelo mais clássico se caracteriza por pelos mais abundantes apenas no queixo, nem sempre tem bigode e pode variar de tamanho de acordo com a sua vontade e o seu estilo. Sem dúvida, é o mais fácil de manter, afinal, não há muitos detalhes com que se preocupar: basta manter as bochechas e o pescoço raspados e acertar as linhas do cavanhaque.

Já o cavanhaque cheio, aquele que envolve toda a boca, com direito a bigode, é um privilégio para os que têm uma barba mais volumosa. No entanto, para quem possui a barba mais rala ou, até mesmo, com algumas falhas, há uma variedade de produtos que podem ajudar na aparência, além de proporcionar mais volume e brilho.

Existem, ainda, outros tipos famosos de cavanhaque, como:

  • o centralizado: com menos fios que o estilo clássico, esse modelo é caracterizado por possuir uma única faixa de pelos, bem abaixo da boca; 

  • o Van Dyke: nesta opção, o bigode não se liga aos pelos do queixo, sendo uma excelente alternativa para quem tem a barba mais rala;

  • a âncora: um estilo similar ao Van Dyke, com a diferença que a barba se estende mais pelo rosto, dando a aparência de uma âncora de pescador.

Como fazer o seu cavanhaque?  

Já escolheu o estilo ideal para seu rosto? Então, confira agora 4 dicas básicas de como fazer o cavanhaque, que são úteis para qualquer tipo escolhido. Vamos começar? 

1. Antes de tudo, cuide do seu rosto 

O primeiro passo para fazer um cavanhaque não tem nada a ver com os fios, mas sim, com a pele. Aqui, é importante dar uma atenção especial os cuidados básicos e manter a higiene regular com produtos indicados especificamente para a sua cútis, como sabonetes, cremes e pomadas.

Faça uma limpeza, pelo menos, duas vezes ao dia. Depois, remova os produtos utilizados com água fria, pois ajuda a fechar os poros e evita que impurezas se alojem. 

Outra dica, é utilizar também um hidratante após a limpeza. Ele serve para amaciar a pele e evitar o ressecamento, além de proporcionar uma aparência mais jovial, sem rugas. 

2. Agora, deixe os pelos crescerem 

Pele devidamente lava e cuidada, é hora de deixar os pelos fazerem seu trabalho. Deixe que eles cresçam naturalmente. Se, por acaso, é a primeira vez que tenta ter uma barba um pouco maior, provavelmente, vai ter um pequeno desconforto em certo momento. Mas relaxa, isso passa!  

Não é possível prever o prazo certo para o crescimento da barba, pois isso varia de homem para homem. Mas, em média, após 4 a 6 semanas, já é possível notar boas diferenças no volume. A partir daí, é hora de começar a praticar os seus dotes como barbeiro ou procurar um profissional.

3. Hora de botar a mão na massa e praticar o estilo escolhido

Fígaro, Fígarooo! Agora é hora de botar a mão na massa (ou melhor, na navalha) e mostrar os seus dons de barbeiro!

Após ter definido um dos estilos citados no início deste post, procure alguns exemplos reais na internet para se basear. Se você não é nenhum profissional, não precisa se preocupar. Abaixo, separamos um passo a passo de como fazer um cavanhaque, mesmo para quem não tem muita experiência. Confira: 

  • umedeça o rosto, de preferência, com água morna; 

  • aplique um creme ou espuma para barbear; 

  • com a navalha, inicie a raspagem de fora para dentro, tirando os pelos da bochecha e do pescoço

  • vá sem pressa, principalmente ao chegar na área do queixo e do bigode (se for mantê-lo); 

  • com cuidado, desenhe o tipo de cavanhaque escolhido; 

  • se for preciso, apare um pouco com a tesoura; 

  • aplique uma loção pós-barba ou um creme hidratante para hidratar os pelos e a pele; 

  • por fim, utilize um balm para barba para dar aquela aparência final e facilitar na hora de pentear o cavanhaque.

4. Depois do cavanhaque pronto, aplique os produtos certos 

Não adianta saber como fazer um cavanhaque se não souber como cuidar dele, não é mesmo? Hoje, há produtos muito bons para todos as etapas: desde o barbear até os cuidados rotineiros.

Além dos cremes, é recomendado lavar os fios com um shampoo específico, além de outros produtos, como pomadas e grooming, para dar mais volume e melhorar a aparência dos pelos. Para facilitar a vida dos homens, algumas lojas oferecem kits completos com produtos para barba e cabelo

Esses acessórios podem ser adquiridos em lojas online, mas é fundamental que sejam de marcas reconhecidas e de confiança. Caso ainda reste alguma dúvida sobre quais itens comprar, procure se informar com uma barbearia ou profissionais do ramo. Com certeza, eles saberão indicar os melhores produtos. 

Manter uma barba sempre bonita requer alguns cuidados e é essencial usar os produtos corretos para a saúde da pele e dos fios. Mas, seguindo esses conselhos, o seu cavanhaque será um sucesso, com certeza!

Gostou do nosso post sobre como fazer cavanhaque e quer conferir outras dicas imperdíveis para dar aquela renovada na aparência? Então, aproveite para ler o nosso outro artigo com 5 tipos de cavanhaque e como cultivar cada um. Boa leitura!

 

Escreva um comentário

Share This