É, não importa para onde você olha nas ruas: a cada dia há mais homens apostando na tendência das estampas nas roupas. No geral, elas fazem referências à moda masculina dos anos 60 a 80, inclusive com diferentes estilos (desde o hippie até o beachwear).

Porém, apesar de todo esse sucesso e forte adesão, ainda há muitos caras que ficam receosos, sem saberem como usar camisa estampada sem exagerar na dose e colocar o visual a perder. É o seu caso?

Pensando justamente nessa dúvida, reunimos aqui algumas formas simples de adotá-la no seu dia a dia com muito bom gosto e atitude. Interessado? Acompanhe a leitura para conferir!

Adquira camisas com estampas minimalistas

A primeira dica é bem simples: se você não está habituado a usar roupas estampadas, não saia comprando as camisas mais chamativas e espalhafatosas que encontrar! Isso só vai fazê-lo estranhar a mudança e se sentir desconfortável em repaginar o próprio guarda-roupas.

O ideal é começar devagar. Como? Simples: adquirindo camisas com estampas minimalistas, como listras, poás, xadrez etc. Afinal, elas são menores, mais discretas e, acima de tudo, neutras. Será muito mais fácil combiná-las com os itens que você já tem e, assim, usá-las no seu dia a dia, seja para ir ao trabalho, seja ir a um jantar com namorada.

Combine peças estampadas com calças e bermudas neutras

Outra dica de como usar camisa estampada é focar no equilíbrio com as outras roupas. Ou seja, não use peças que destoam muito entre si, pois essa decisão vai deixá-lo com um visual bagunçado e desajustado.

Uma boa forma de fazer isso é procurar no seu guarda-roupa tanto calças quanto bermudas que tenham um aspecto mais neutro, combinando com vários modelos diferentes. Aquelas feitas de sarja e brim são a melhor opção, já que são lisas e raramente contam com detalhes no tecido.

Outro material que também é válido e versátil é o jeans. Nesse caso, porém, evite as peças com lavagens, pois esse efeito pode chamar muito a atenção das pessoas e “brigar visualmente” com as estampas. Já quanto aos rasgos, eles estão liberados — desde que, é claro, sejam poucos e discretos.

Aprenda a regra das cores complementares

Um terceiro passo que pode ajudá-lo (e muito) é aprender a regra das cores complementares. Basicamente, a ideia é usar tonalidades que ficam em lados opostos no círculo cromático, porque eles se complementam melhor e criam uma unidade visual. É o que acontece, por exemplo, com o vermelho e o verde, o laranja e o azul, o roxo e o amarelo, e por aí vai.

Ao fazer isso, será mais fácil combinar aquelas camisas com estampas grandes e demasiadamente coloridas que, à primeira vista, não parecem casar com nada, seja com calças ou bermudas. Basta apostar nas cores complementares, você verá a diferença.

Faça sobreposições com coletes e jaquetas bomber

Se você quer o seu visual com uma pegada mais formal — para eventos, workshops e confraternizações do trabalho, por exemplo — saiba que não é preciso abrir mão da camisa estampada. Pois é! Na verdade, você pode usá-la e ainda dar um up na sua produção com uma sobreposição.

Para isso, vale a pena investir em jaquetas bomber e em coletes de alfaiataria. Como são peças mais clássicas do vestuário masculino, elas proporcionam o equilíbrio necessário na sua composição para ambientes mais sérios e exigentes com estilo de roupa dos presentes (o conhecido dress code).

No entanto, atenção: ao escolher a sua sobreposição, não deixe de levar em conta as nossas dicas de cores complementares para não pisar na bola, certo? Do contrário, você pode acabar escolhendo uma jaqueta ou um colete que seja chamativo demais, fazendo-o destoar do local e das pessoas ao seu redor — o que, certamente, não vai ser uma experiência muito agradável!

Escolha calçados adequados a esse tipo de camisa

Saber como usar camisa estampada não requer apenas bom senso na hora de combiná-la com calças e bermudas. Afinal de contas, de nada adianta caprichar na decisão das roupas e descuidar no momento de escolher o calçado, não é mesmo? Por isso, também é importante saber quais modelos você deve ter em casa para diversificar o visual.

De uma forma geral, as camisas de manga curta vão bem com:

  • os tradicionais tênis de lona;
  • os sneakers;
  • as alpargatas;
  • os mocassins;
  • os docksides;
  • as desert boots;
  • as moc toe boots.

Em outras palavras, modelos mais informais e que, em muitos casos, também têm uma vibe mais despojada.

Por outro lado, as camisas de manga longa pedem um pouco mais de formalidade. Justamente por isso, combinam melhor com:

  • os sapatênis;
  • as botas do tipo chelsea e chukka;
  • os sapatos sociais — como o driver, o loafer e o derby.

Não pese a mão na escolha dos seus acessórios

Por fim, mas não menos importante: tome cuidado ao usar acessórios (como pulseira, colar, óculos, anel, boné etc.), especialmente quando a camisa que você está vestindo já tem estampas grandes e coloridas. Isso porque é possível que esses itens não harmonizem com ela e deixem a sua produção poluída, com muitos pontos de atenção.

Você não é uma vitrine ambulante para carregar de uma só vez todos as coisas que tem, certo? Aliás, uma dica bastante útil quando bater aquela dúvida se você deve ou não colocar mais acessórios é a seguinte: quanto mais chamativa for a camisa, menos acessórios você deve utilizar, e vice-versa.

Bom, como você viu até aqui, saber como usar camisa estampada com bom gosto e estilo está longe de ser um quebra-cabeças, como muitos acham por aí. Basta estar atento à ocasião e ao local que vai ser frequentado e considerar um pouco a harmonização de cores, o resto você tira de letra! Leia e releia quantas vezes for preciso as nossas sugestões e não deixe de segui-las!

E aí, gostou do nosso artigo? Agora, já que falamos sobre incrementar o seu visual, aproveite para saber também como identificar qual é o estilo que mais combina, de fato, com você!

Escreva um comentário

Share This