Você sabe como tirar a barba sem agredir a sua pele? É normal que surjam dúvidas sobre todo o processo que envolve esse tema. Logo que a pergunta surge, uma das primeiras recomendações é que a pessoa passe a fazer a barba no sentido que os pelos crescem. Assim, evitará aquele tom de pele avermelhado e as pequenas feridas em torno do queixo e do pescoço.

Além disso, é preciso seguir outros passos e utilizar produtos e utensílios específicos. Se você deseja saber quais são, continue a leitura! Vamos esclarecer tudo sobre o assunto neste post. Confira!

Cuide de sua pele

Ter uma rotina de cuidados com a pele é fundamental antes, durante e pós-barba. Por esse motivo, procure sempre utilizar produtos de qualidade e específicos para o seu tipo de derme.

Escolha sabonetes neutros, passe loções hidratantes e esfolie sua pele semanalmente, em especial, logo antes de tirar a barba. Isso fará com que sua pele esteja sempre saudável e livre de impurezas, trazendo um resultado excelente à sua aparência.

Portanto, prepare bem sua pele antes de se barbear: hidrate e faça uma esfoliação. Dê preferência para produtos cuja formulação contenha agentes calmantes, como o aloe vera.

Retire o excesso da barba

O próximo passo de como tirar a barba é analisar o comprimento dos pelos. Isso é essencial para determinar quais serão os instrumentos necessários nessa etapa. Isso é devido ao fato de que as lâminas foram desenhadas para a retirada de pelos menores.

Então, se foram usadas em barbas longas, certamente precisarão de mais força e causarão maior atrito com a pele, resultando em ferimentos. Por esse motivo, é fundamental reduzir o volume da barba. Para isso, os instrumentos recomendados são a tesoura e a máquina de barbear.

Se optar pela tesoura, saiba que isso demandará um tempo maior, especialmente para quem não tem prática. O aparelho de barbear é a forma mais funcional e rápida. Basta selecionar um número de corte e passar no rosto. Seja qual for a maneira utilizada, deixa a barba com estilo “por fazer”.

Prepare os pelos da barba

Antes do corte, a preparação dos pelos é essencial. Isso porque é uma das etapas mais importantes para obter aquele rosto liso e macio. Portanto, aplique uma quantidade moderada de creme emoliente sobre a barba. Esse tipo de produto contém extratos em sua formulação que ajudam no amolecimento dos pelos faciais.

Junto ao produto, procure utilizar uma máscara térmica ou vapor. Uma ótima dica é molhar uma toalha de rosto e deixá-la aquecendo por 1 minuto no micro-ondas. Em seguida, aplique-a sobre toda a superfície da face — já com o emoliente — por aproximadamente 2 minutos.

A ação do produto mais o vapor e a umidade farão com que os poros se abram e os pelos sejam amolecidos de forma natural. Assim, a lâmina deslizará com mais facilidade pela face, diminuindo as chances de irritação da pele.

Espalhe a espuma com um pincel de barbeiro

Com a derme bem preparada e com os pelos amolecidos, é hora de espalhar a espuma ou creme de barbear. Escolha o produto de qualidade, pois isso influenciará significativamente no resultado final.

Para essa etapa, o ideal é usar aqueles grandes pincéis usados em barbearias. Eles são as melhores ferramentas para espalhar a espuma, afinal, aplicam o produto entre os fios e não apenas por cima deles. Além disso, o pincel possui o tamanho ideal para facilitar o serviço.

Quando a mão é utilizada para a aplicação do creme de barbear, o resultado final não será o desejado. Isso se deve ao fato de que os fios são empurrados para baixo da espuma, diminuindo consideravelmente a chance de a lâmina cortá-lo por inteiro.

Aliás, quando o pelo não é totalmente cortado, é natural que o homem continue com o processo de raspagem da barba. Com essas novas raspadas, há grande chance de a pele ser irritada, formando aquela terrível vermelhidão.

Passe a lâmina na direção correta

A barba deve ser raspada no sentido natural do pelo, ou seja, acompanhando o seu crescimento. Isso evita que haja muito atrito da lâmina com a pele. Assim, não haverá ferimentos e os pelos crescerão sem qualquer problema.

Saiba que a barba se adapta à maneira como é raspada. Assim, se você passa a lâmina para cima, os pelos passarão a crescer para frente e não para baixo — a direção correta. Dessa forma, logo que os pelos começarem a crescer, sua pele ficará áspera e a barba espetada.

Logo, quando a barba é raspada no sentido contrário ao nascimento, a lâmina levanta o pelo e corta bem rente à pele. Dessa forma, os pelos encravarão e resultará em foliculite — uma das principais vilãs de um rosto macio e com aparência saudável. Ela é causada principalmente pelo mau hábito de raspar a barba no sentido errado.

Muitos homens passam por esse problema e não fazem ideia de que ele pode ser facilmente tratado com uma simples mudança de hábito ao se barbear. Caso você esteja passando por isso, procure, hoje mesmo, o acompanhamento de um especialista na área, o dermatologista. Ele saberá a melhor forma de tratar a foliculite.

Raspe em uma única passada de lâmina

Ao seguir os passos que ensinamos até aqui, certamente você conseguirá retirar os pelos com apenas uma passada de lâmina. Evite o quanto puder segundas — ou até terceiras — raspadas. Quanto mais tentativas em eliminar os pelos na superfície da pele, maior a chance de inflamação no local. Tente caprichar na primeira passada. Com o tempo, você terá uma melhor prática do processo e conseguirá de primeira.

Para facilitar o processo, é fundamental que você utilize a outra mão para esticar a pele onde a lâmina está sendo passada — seja qual for a região do rosto. Isso faz com que haja menos tensão entre o instrumento e a pele, fazendo com que a lâmina deslize com maior facilidade e não cause ferimentos.

Tenha cuidados no pós-barba

Depois de todo o processo de remoção dos pelos do rosto, indicamos que você limpe suavemente seu rosto com uma toalha úmida. Nesse passo, ela não pode ser esquentada. A umidade fria faz com que os poros se fechem e não irritem a pele.

Em seguida, é importante que você aplique uma loção pós-barba de qualidade. Jamais pule essa etapa. Afinal, esse produto retira as impurezas que possam ter ficado na pele, hidrata e perfuma suavemente.

Além disso, o risco de pequenas infecções será eliminado, junto à sensação de irritação ou de coceira no rosto. Então, finalize todo o processo utilizando um pós-barba com movimentos circulares deixando sua aparência facial limpa e saudável.

Seguindo todas essas dicas de como tirar a barba de forma correta, temos certeza que você dará conta do recado. O processo inteiro de remoção da barba não é tão complicado quando avaliamos os benefícios que ele traz. São detalhes que, combinados, fazem a pele facial ficar hidratada e macia, dando a quem olha um aspecto saudável.

E então? Gostou deste post especial sobre como tirar a barba de forma eficaz? Não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro de todas as notícias sobre estilo e barbearia masculina.

Escreva um comentário

Share This