Você é uma pessoa que gosta de se cuidar, de se manter saudável e com uma aparência legal? Quando se trata de como manter o corpo em forma, uma das primeiras coisas que vêm à nossa mente é a importância de praticar algum exercício físico regularmente, não é mesmo? No entanto, existe um outro hábito essencial para atingir esse resultado: alimentar-se de maneira equilibrada.

Cuidar da alimentação é fundamental para perder peso ou para mantê-lo em um nível que você considere “ideal”, mas também traz diversos outros benefícios  como uma melhora no humor, na disposição e na concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças, combate ao stress, insônia e ansiedade e regulação do organismo.

Quer ver algumas dicas práticas para alimentar-se de forma balanceada e saber como aproveitar todos esses benefícios? Vem com a gente!

1. Beba bastante água

Beber água é o que faz com que o nosso corpo esteja sempre hidratado — e isso é essencial para que ocorra o transporte dos nutrientes que consumimos e para que todos os sistemas do organismo funcionem normalmente.

Mesmo sendo tão importante, muita gente deixa esse hábito de lado. Se você é uma dessas pessoas e costuma “esquecer de beber água”, mantenha sempre à mão uma garrafinha para garantir a ingestão de líquido ao longo de todo o dia em níveis adequados.

A recomendação geral costuma ser de 2 litros e meio por dia, mas esses níveis variam de organismo para organismo. Portanto, verifique a cor da sua urina: se estiver escura, é sinal de que o seu consumo de água não está sendo suficiente.

2. Mantenha uma alimentação variada

Alimentar-se de forma variada é essencial, já que o nosso organismo precisa de nutrientes que estão presentes em vários alimentos diferentes. Além do mais, muitos desses nutrientes se complementam ou potencializam os benefícios uns dos outros — e, por isso, precisam ser ingeridos juntos. Quanto mais colorido o seu prato, melhor!

Alimentos de origem animal são importantes fontes de proteínas e de algumas vitaminas e minerais. Carnes magras, ovos, leite e derivados com baixo teor de gordura fornecem, além da proteína, ferro, cálcio e vitamina B12.

Já os alimentos de origem vegetal — frutas, legumes e verduras, especialmente se consumidos in natura — são ricos em fibras, minerais e vitaminas, e não têm tantas calorias quanto os de origem animal.

Alguns vegetais também são ricos em proteínas, como os cereais, as leguminosas (feijão, por exemplo), as sementes e as castanhas. Já os carboidratos — importantes para o fornecimento de energia — estão presentes em grãos, massas, tubérculos (como a batata) e raízes (como a mandioca).

3. Evite alimentos refinados

Os carboidratos são essenciais para fornecer energia para o nosso organismo. Entretanto, se você quer saber como manter o corpo em forma, preste atenção nessa dica: evite o consumo de alimentos refinados ou “brancos”, como farinhas (e todos os seus derivados) e arroz.

Apesar de o valor calórico de alimentos integrais e refinados ser praticamente o mesmo, os grãos integrais contêm muito mais nutrientes — como antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras (que promovem a sensação de saciedade). Afinal, durante o refinamento, a estrutura do grão é modificada de maneira que grande parte desses nutrientes é perdida.

Além disso, alimentos integrais têm carboidratos complexos, que têm a digestão mais lenta, mantêm a sensação de saciedade por mais tempo e fornecem energia de maneira mais constante. Por outro lado, alimentos refinados possuem carboidratos simples, que são digeridos rapidamente pelo organismo e elevam os índices glicêmicos.

4. Diminua o consumo de alimentos industrializados

Os alimentos industrializados podem ser classificados entre minimamente processados, processados e ultraprocessados. Os últimos são aqueles que têm, em sua composição, pouco ou nenhum resquício do alimento “in natura” e uma grande quantidade de ingredientes e aditivos artificiais.

Esses têm sido considerados grandes vilões da nossa alimentação. Refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados, misturas para alimentos, temperos prontos, embutidos, refeições prontas para aquecer — esses são apenas alguns exemplos de produtos ultraprocessados.

Além de pobres em nutrientes, esses alimentos são muito calóricos e têm uma grande concentração de açúcares, sódio e gorduras totais e saturadas, que encobrem sabores indesejáveis e intensificam o sabor — estimulando o consumo excessivo. Além disso, contribuem para o aumento do peso e favorecem o aparecimento de diversas doenças.

Portanto, para uma alimentação mais saudável, prefira alimentos “in natura” ou minimamente processados. Ao comprar itens que passaram por algum tipo de processo industrial, confira os rótulos e escolha aqueles que têm o menor número possível de ingredientes.

Bônus: conheça alguns alimentos que contribuem para a saúde do cabelo e da barba

Os nutrientes que absorvemos por meio da alimentação também são importantes para a saúde do couro cabeludo e para o fortalecimento dos fios. Portanto, para cabelos e barba fortes, saudáveis e brilhantes é preciso alimentar-se de maneira variada e equilibrada.

Alguns alimentos e nutrientes específicos são grandes aliados do cuidado com os fios. O ômega 3, presente em peixes como sardinha, salmão e atum é importante para prevenir a queda e aumentar o brilho dos cabelos e da barba.

Já a vitamina B, presente em grãos como aveia e arroz integral, fortalece os fios e previne a calvície. As oleaginosas (como castanhas e nozes) também têm ômega 3, vitamina E e minerais que ajudam a deixar os cabelos e a barba mais fortes, brilhantes e sedosos.

A vitamina A e o betacaroteno, presentes na cenoura, também promovem uma melhora no aspecto dos fios. As vitaminas e os minerais presentes nas folhas verde-escuras (como couve, agrião e espinafre) também favorecem o couro cabeludo e ajudam no crescimento saudável dos fios.

Se você tem o objetivo de cuidar melhor da saúde e da aparência, alimentar-se de maneira equilibrada deve ser o seu primeiro passo. Que tal rever seus hábitos e incorporar algumas dessas dicas (ou todas) no seu dia a dia? Além disso, não se esqueça de incluir na sua dieta os alimentos que contribuem para deixar seu cabelo e sua barba mais saudáveis e bonitos.

Gostou deste artigo sobre como manter o corpo em forma? Curta a nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma postagem!

Escreva um comentário

Share This