Está com aquela barba falhando e acha que não tem mais jeito, a não ser raspar tudo de uma vez? Calma amigo, nem tudo está perdido. Antes de fazer qualquer coisa, é importante entender porque seus pelos não nascem da forma como gostaria e conhecer algumas dicas para tentar resolver isso. 

Pensando no assunto, preparamos este post com algumas informações importantes sobre o que seriam essas falhas na barba e como melhorar a sua aparência que tanto o incomoda. Quer conferir? Então, leia o material até o final e tome nota!  

O que pode causar a barba falhada? 

Os motivos podem ser muitos. As vezes se trata de uma evolução natural, na qual uma hora os pelos vão começar a nascer nos “buracos” e fechar mais o rosto. Esse processo costuma ocorrer na faixa dos 20 e 21 anos, mas em alguns casos, pode se estender um pouquinho mais. 

No entanto, se você  é marujo velho (depois dessa idade) e continua com a barba falhando, é sinal que, dificilmente, nascerão fios novos por . Ou seja, se trata de uma questão genética e você precisará encontrar algumas alternativas para disfarçar — veremos algumas dicas mais à frente. 

Outra possível causa que pode ser associada é a alopecia, doença ligada, geralmente, a diferentes fatores, desde falhas imunológicas a altos níveis de estresse. Essa patologia provoca a queda de pelos no corpo, entre os quais, a barba também está incluída. 

Barba falhando tem solução?

Para a maior parte dos casos, podemos dizer que sim. Você pode procurar ajuda de profissionais, buscar os produtos certos ou encontrar formas de disfarçar as falhas. Pensando nisso, separamos uma listinha com algumas dicas bem legais para você dar aquele tapa na aparência e esconder a barba falhando. Vamos conferir? 

Sempre apare a barba 

Aparar os pelos do rosto é um processo importante, não  para melhorar o visual, mas como para a saúde dos fios. Afinal, quando eles são cortados  ou mesmo raspados  eles crescem novos e mais fortes. Mesmo que isso não seja a solução final para ter aquela barba de lenhador, esse processo já ajuda bastante a fortalecer os fios que existem. 

Por isso, de tempos em tempos, corte ou apare os pelos maiores e note que a barba passará a ganhar um volume e aparência diferente.

Desenhe a barba 

Uma alternativa para a barba falhando é tentar desenhar um estilo que aproveite as partes preenchidas no rosto e raspe as áreas como “buracos”. Por exemplo, raspar as laterais e deixar os cantos mais finos pode esconder as falhas de uma forma bem simples e, de quebra, ainda apresentar um visual legal. Não tenha medo de testar, mas, se preferir, procure um profissional.

Busque um barbeiro 

Dando continuidade ao tópico acima, quem achar que não consegue desenhar um tipo de barba legal, o recomendado é procurar um profissional que manje das técnicas. Um barbeiro com experiência sempre tem solução, independentemente do caso — quem frequenta barbearia sabe do que estamos falando. 

Além disso, esse profissional tem conhecimento sobre produtos e métodos que podem ajudar no processo de ajeitar a barba falhando. É sempre bom escutar dicas de quem entende do assunto, não é mesmo?

Lave a barba da forma correta 

Limpar os fios e a pele é fundamental para a saúde — e crescimento  da sua barba, mas não venha com aquela história de que shampoo é tudo igual e sair usando o primeiro que achar na prateleira, pois não é bem assim que funciona. Tanto é que existem centenas de produtos específicos para cabelo, pelos do rosto. Portanto, como o assunto é barba falhando, faça o favor de comprar um shampoo desenvolvido para esse tipo de aplicação. 

Uma dica é conferir primeiro a referência do fabricante — dê preferência aos especializados em cosméticos masculinos — e, depois, analisar a composição do produto. Afinal, muita química pode prejudicar ainda mais o fortalecimento dos fios e causar mais falhas.  

Depois de ter o produto ideal em mãos, é hora de fazer espuma. Com água em temperatura natural ou levemente morna, aplique o produto e massageie por alguns minutos. Isso permitirá limpar bem os poros e a dar uma forcinha para que aqueles pelos mais fracos cresçam. 

Use produtos de qualidade 

Outra dica importante para resolver os casos de barba falhando é montando o seu próprio kit de barbear. Como citamos acima, todo e qualquer produto aplicado na pele e nos pelos, que não seja de boa qualidade, pode afetar tanto na aparência como na saúde dos pelos faciais. Portanto, sem essa de escolher  o mais barato e achar que vai levar alguma vantagem assim.

Quem quer ter uma aparência de lenhador precisa contar com produtos bons e que deem resultados satisfatórios, quer exemplos?  ouviu falar em pomadas e ceras para barba e bigode? Pois é, dependendo do nível das falhas dos pelos do seu rosto, um produto desse tipo pode ser a solução mais fácil que você poderia ter. Afinal, eles proporcionam volume e facilitam o pentear. 

Além disso, outros produtos, como o próprio creme de barbear, podem somar nesse processo de cultivar a barba perfeita. Afinal, muitos têm, em suas composições, ingredientes que ajudam na recuperação da pele e dos fios após a passagem das lâminas. Portanto, ostente os melhores itens e produtos no seu nécessaire.

Procure um dermatologista 

Ir ao médico sempre deve fazer parte da agenda dos homens. Mais especificamente o dermatologista, pode ser útil para ajudar a descobrir as causas de sua barba falhando. Pelo menos uma vez por ano é recomendado buscar esse profissional, mesmo que seja  para rotina. Além de dicas, você faz aquele check-up fundamental para a saúde e aparência de seu rosto. 

Enfim, essas foram algumas dicas sobre barba falhando, suas causas e como evitá-la. Certamente, depois deste texto, você tem alternativas para, pelo menos, disfarçar as falhas. Faça um teste e confira! 

, curtiu o post? Depois que a gente começa a cultivar aquela barba de lenhador, cada detalhe faz toda a diferença, concorda? Contudo, é preciso ter cuidado com as informações que se lê por aí. Por isso, confira também nosso artigo com 4 dúvidas comuns sobre os principais mitos sobre a barba. Boa leitura!

Escreva um comentário

Share This