Nada mais da hora do que saber como fazer um churrasco de responsa para reunir toda a galera em casa no fim de semana, não é verdade? Afinal, uma das melhores coisas do mundo é estar rodeado de amigos, curtindo ao som dos hits do momento ou assistindo a uma partida de futebol e com uma mesa farta à disposição.

No entanto, quem nunca se aventurou a organizar esse tipo de recepção, costuma ter dúvidas sobre o que fazer para que tudo saia impecável. Se esse é o seu caso, amigo, não se preocupe! Neste post, reunimos algumas dicas bastante úteis que vão ajudar você. Acompanhe!

Prepare a churrasqueira

A primeira dica sobre como fazer um churrasco é, obviamente, preparar a churrasqueira com antecedência. Dessa forma, você pega a manha de como ela funciona: qual a quantidade de carvão necessária, como acendê-la, como controlar as brasas, e por aí vai.

“Ah, mas eu preferia algo mais prático”, você deve estar pensando. Nesse caso, pode ser uma boa ideia pesquisar por modelos de churrasqueira que sejam elétricas ou a gás.

Selecione carnes de qualidade

Após preparar a churrasqueira, você vai selecionar as carnes que servirá para os seus amigos. A regra de ouro aqui é não investir apenas em partes bovinas, mas, sim, contar com peças suínas e de aves. Na prática, isso garante uma maior variedade para atender aos paladares de gregos e troianos.

Porém, não vale escolher qualquer carne! Uma mais macia é bem melhor de cortar, além de assar/grelhar mais rápido. Quer exemplos? Alcatra, lagarto, pernil, lombinho, linguiça, picanha, asa e maminha.

Para completar, capriche nos temperos para defumar as carnes e deixá-las não só com um cheiro delicioso, mas principalmente com um sabor diferenciado. Alecrim, pimenta do reino, mostarda e gengibre são algumas sugestões.

Pense nos acompanhamentos

Embora as carnes sejam as atrações principais de um churras, não dá para oferecer apenas isso, né? O cardápio ficaria limitado e o custo dessa confraternização pesaria no seu bolso. Basta imaginar quantos quilos seriam necessários para alimentar um grupo de 10 pessoas, por exemplo. E se elas forem “boas de garfo”, então…

Portanto, seja esperto e pense nos acompanhamentos, como arroz, farofa, salada, batata, vinagrete etc.. Ah, aperitivos, como pão de alho, queijo assado, castanhas, frutas secas e afins, também são uma boa ideia. 

Diversifique as bebidas

Sim, a gente sabe que uma cerva bem gelada é preferência da galera quando o assunto é churrasco. Porém, sempre há aquele amigo ou conhecido que não é muito chegado em cerveja. Por isso, é importante criar um cardápio de bebidas para agradar geral e não deixar ninguém sem opção do que beber.

Como alternativas, você pode oferecer vinho tinto, aguardente e vodka, por exemplo. Uma segunda possibilidade é montar um minibar para que seus convidados possam preparar caipirinhas, shots e coquetéis (inclusive não alcoólicos).

Agora que você já sabe como fazer um churrasco, comece a planejar um na sua casa e surpreenda seus amigos. Mas, para garantir que não falte nada, faça uma lista com as presenças confirmadas e organize tanto as compras dos comes e bebes quanto a arrumação do espaço (com mesas, cadeiras, talheres, copos etc.) de acordo com a social, beleza?

E, se curtiu nosso post, já sabe: siga a gente no Facebook, no Instagram e no YouTube para ver outras dicas de como turbinar os seus rolês e muito mais!

Escreva um comentário

Share This