Sabia que ainda tem muito cara que acha que manter a higiene da barba é excesso de cuidado e até mesmo frescura? É mole?! Quem compartilha dessa ideia para lá de errada, desconhece que, assim como o cabelo, os pelos do rosto precisam de cuidados diários — já que, além de estarem expostos à sujeira do ar e, principalmente, da rua, acumulam restos de comida e bebida que estão nas suas mãos, por exemplo.

Do contrário, eles podem ficar ásperos ao toque, fracos, facilmente quebradiços, com o crescimento irregular e um aspecto sujo constante. Isso sem falar, é claro, na possibilidade de eles coçarem e, inclusive, produzirem um mau cheiro.

Como resultado, você pode acabar com uma barba com um visual desleixado que, certamente, vai afetar a sua imagem e a forma como as pessoas o olham. É justamente por essas razões que reunimos neste post uma série de dicas que vão ajudá-lo a dar o devido trato que os seus fios merecem. Acompanhe!

Use xampu próprio para a higiene da barba

Para começar, não use sabonete corporal (seja líquido, seja em barra) nem xampu para cabelo na sua barba, pois, como é de se imaginar, não são recomendados para ela.

Insistir nesse erro é como dar um tiro no próprio pé, pois você acaba danificando os fios por conta dos componentes químicos presentes nesses produtos. Devido a isso, eles ficam com um aspecto ressecado e a pele do rosto — que é mais sensível — fica irritada, o que pode aumentar a descamação na área.

No lugar, utilize apenas xampus que, de fato, são próprios para os pelos! Dessa maneira, eles vão higienizá-los sem agredir a estrutura deles ou causar reações alérgicas, já que são produzidos especificamente para essa região.

Evite colocar constantemente as mãos nos fios

Fora usar produtos adequados, também é fundamental parar de levar as mãos constantemente aos fios. Sim, a gente entende que uma galera se amarra em fazer aquela pose de sábio que acaricia a própria barba enquanto pensa/reflete sobre algo, mas acredite: essa não é uma boa ideia!

O motivo é que, muitas vezes, elas estão sujas, suando ou mesmo oleosas por conta de algo que você comeu ou mesmo da oleosidade natural do seu corpo — já que a pele masculina enfrenta mais esse problema do que a feminina devido, justamente, à testosterona.

Logo, qualquer impureza que está nas suas mãos acaba parando nos seus pelos. Para agravar a situação, o ato de esfregar os dedos na pele é capaz de estimulá-la a produzir ainda mais sebo que o normal, fazendo, assim, com que surjam cravos e espinhas na face. Percebe o problema que esse costume supostamente “inofensivo” pode causar?

Hidrate os pelos faciais

Não é só o seu cabelo que precisa de hidratação! Como já falamos, os pelos faciais também podem ficar ressecados e, assim, terem um visual descuidado e pouco apresentável. Portanto, é importante se habituar a hidratar os fios, pois isso deixa eles mais macios, ajuda a fortalecê-los e até contribui para dar uma textura especial à barba.

E é bem fácil fazer isso. Por exemplo, após o uso do xampu, você aplica o condicionador feito para os fios. Fora ele, também pode aplicar outros produtos que promovem esses efeitos, como é o caso do shave cream.

Apare sempre que possível (ou necessário)

A quinta dica é aparar sua barba sempre for possível. “Ah, mas eu estou deixando ela crescer. Isso não faz sentido pra mim”, você deve estar pensando. No entanto, uma coisa não impede a outra, viu? Não caia nessa neura!

Por exemplo, se você deixa os fios crescerem de qualquer jeito e sem controle, vai ser difícil modelá-los e dar o contorno adequado ao seu maxilar para valorizar o seu rosto. Sem mencionar, é claro, que aumentam as chances de nós e frizz.

Para completar, esse péssimo hábito ainda contribui para o acúmulo de sujeira e sebo ao longo do dia. Logo, aparar a base dos pelos é necessário para evitar esses problemas, certo?

Limpe a barba após as refeições

Fez aquele rango responsa e comeu tudo o que tinha direito no intervalo do trabalho ou no almoço do fim de semana? Pois então, antes de voltar ao que estava fazendo, vá ao banheiro. Contudo, se engana quem acha que é só para escovar os dentes! O ideal é aproveitar que você está nesse espaço e também limpar a sua barba.

Essa é uma ação simples e que não leva mais do que poucos minutos, mas que é essencial para remover as migalhas de comida e as gotas de bebidas quase invisíveis que caem nos seus pelos e que os deixam com um cheio nada agradável por todo o dia.

Algo prático e rápido, mas que é indispensável, principalmente quando se ingere alimentos com farofa, farinha, massa e molho, pois, involuntariamente, costumamos derrubá-los durante as garfadas no prato.

Lave a barba antes e depois da balada

Por fim, mas não menos importante, tenha sempre em mente o seguinte: vai sair para curtir com a galera e aproveitar a noite no final de semana? Então, lave sua barba não apenas antes de sair de casa, mas, especialmente, depois que voltar da balada. 

Isso porque muito marmanjo lembra que é preciso tirar as impurezas acumuladas ao longo do dia e deixá-la macia e perfumada — o que não é errado —, porém, esquece que, após passar horas em uma boate, um clube ou um barzinho, terá bebido, se alimentado e entrado em contato com fumaça de cigarro no ambiente.

Daí quando volta para o lar, em vez de limpar os pelos do rosto, vai dormir. O resultado disso? Simples: essa rapaziada passa um longo período com a barba suja e com odores que impregnam nos fios. Portanto, não seja como eles!

Agora que você já viu como está longe de ser um mistério manter a higiene da barba na sua rotina, já sabe: leve a sério nossas dicas e coloque-as em prática diariamente para um bom resultado. Afinal, não se trata apenas de cuidar da aparência dos fios, mas também da saúde deles.

Gostou dessas dicas? Aproveite e fique por dentro de quando você deve usar um pente para a barba!

Escreva um comentário

Share This